padrao
‘South American Journal’ está disponível on-line
A 16ª edição do “South American Journal of Basic Education, Technical and Technological” (Revista sul-americana de ensino básico, técnico e tecnológico) está disponível na internet. Em versão on-line, o volume 4, n.º 2, de 2017, pode ser consultado gratuitamente, com downloads de artigos no formato PDF. Esse número conta com 32 artigos científicos de diversas instituições acadêmicas.
O periódico é editado por grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — o Grupo de Estudo em Saúde, Educação e Biodiversidade e o Grupo de Estudos da Educação, Cultura, Arte e Linguagem, ambos do Colégio de Aplicação (CAP), da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O objetivo da revista é criar e fortalecer um canal de comunicação com a comunidade científica, publicando trabalhos oriundos de universidades, institutos, faculdades, centros de pesquisa e escolas de ensino básico, técnico e tecnológico, tanto do Brasil quanto do exterior.
No quadriênio 2013-2016, o periódico ganhou conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo os editores-chefes da revista, professores Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti e Amilton José Freire de Queiroz, em 2018 a publicação passará a ter três edições por ano. Essa mudança já faz parte do processo de solicitação de indexação na plataforma Scielo, previsto para o final de 2018.
Submissão de trabalhos
A revista está aberta para receber trabalhos para as próximas edições, publicando artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de casos, relatos de experiência, artigo de opinião e editoriais.
As áreas contempladas pela revista são: biologia e química; física, matemática e informática; geografia, história e humanidades; filosofia, sociologia e teologia; português e literatura; inglês, espanhol e Libras; artes e música e engenharias.
A revista aceita, em fluxo contínuo, a submissão de artigos. Esses podem ser escritos nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Preferencialmente, indica-se a proposição de trabalhos em língua inglesa, tendo como finalidade a expansão da internacionalização da revista.