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6ª Semana Acadêmica da Matemática começa na Ufac
A Universidade Federal do Acre (Ufac) abriu nessa segunda-feira, 25, a 6ª Semana Acadêmica da Matemática. Este ano, o evento discute o compromisso político da formação do professor de Matemática. A palestra de abertura foi do docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marcelo Borba.
“Optamos por uma temática bem diferente da anterior quando trabalhamos a questão das tecnologias digitais”, justificou o coordenador do evento, professor Edcarlos Miranda. “Por tudo que passa o país hoje, consideramos que seja o momento de o professor de matemática se sentir um ator político na educação.”
O evento, que dá sequência às programações realizadas nos anos de 2003, 2007, 2011, 2013 e 2016, tem como objetivo a promoção de reflexões e debates sobre as novas tendências e problematizações no campo da formação docente, da matemática e de suas aplicações, contribuindo para a formação profissional desses professores.
Até sexta-feira, 29, serão compartilhados 14 minicursos, três mesas-redondas, 22 relatos de experiência, 18 comunicações orais e a palestra de encerramento, com a professora Sueli Javaroni, da Unesp.
“É essencial que esses eventos traduzam o processo de formação. Aqui, o aluno tem a oportunidade de vivenciar contextos que vão além do padrão curricular”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, representando o reitor Minoru Kinpara. “Essa gama de relatos, comunicações e minicursos trazem discussões que enriquecem a formação discente e docente.”
A iniciativa da 6ª Semana Acadêmica da Matemática é do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), juntamente com os cursos de licenciatura em Matemática (presencial e a distância) e o programa de pós-graduação em Matemática em Rede Nacional (Profmat), o mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática e do grupo de estudos e pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática, em parceria com outros grupos de pesquisa que integram o CCET. O apoio é da Pró-Reitoria de Extensão, com colaboração do Colégio de Aplicação, Instituto Federal do Acre e Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia.