Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Alunos da pós em TIC da Ufac apresentam trabalhos
conteúdo

padrao

Alunos da pós em TIC da Ufac apresentam trabalhos

publicado: 09/02/2017 17h12, última modificação: 10/02/2017 12h02

Alunos da especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Acre (Ufac), apresentaram na última sexta-feira, 4, o trabalho de conclusão de curso (TCC).  Ao todo, cerca de 85 pessoas apresentaram suas pesquisas sobre diversos temas.

Dividida em duas turmas, cada uma com 50 estudantes, a pós-graduação iniciou em fevereiro de 2016 e foi ofertada no campus de Rio Branco. Durante um ano, os alunos tiveram aulas teóricas e de campo. Estas últimas envolveram a realização de várias atividades, como oficinas, palestras e outras centenas de ações destinadas às diversas comunidades da capital acreana.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), o curso conta com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do projeto Redes Digitais da Cidadania. Professores de Sistemas de Informação da Ufac ministraram aulas nessa pós-graduação.

O professor de Sistemas da Informação e coordenador da especialização, Luiz Matos, explica que a Fapac, junto com o MCTIC, financiou parte desse curso. Já o Ifac cedeu alguns professores para ministrar as aulas. “O grande diferencial dessa pós é o envolvimento com a sociedade. Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, inclusive o TCC, envolveram vários ramos sociais”, disse ele. “Os estudantes aplicaram o conhecimento adquirido em sala de aula fora dela.”

O coordenador informou, ainda, que a pós-graduação alcançou cerca de 3 mil pessoas em Rio Branco, já que a população foi beneficiada com ações realizadas pelos alunos. Apesar de ser realizado na capital, o curso teve estudantes de Feijó, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Boca do Acre. “São pessoas de diversas áreas que se integraram e conseguiram resultados importantes”, ressaltou Matos. 

Para Josimar Batista, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Ufac, a especialização em TIC é uma importante contribuição das instituições envolvidas para profissionalizar e aprimorar ainda mais a área no Estado. Ele avalia que diversos setores da sociedade serão beneficiados com novos especialistas na área.

“Além de contribuir para a produção científica da Ufac, por meio dos TCCs, a especialização tem uma contribuição significativa para a sociedade acreana”, comentou. “Os alunos que fizeram a pós-graduação são profissionais que trabalham diretamente com a população. A maioria é servidor público ou vinculada ao setor de comunicação e análise de sistema.”

O curso 

A pós-graduação lato sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação teve sua primeira turma em fevereiro de 2014. Naquele ano, 350 alunos — distribuídos em sete turmas nos municípios de Rio Branco (2), Cruzeiro do Sul (2), Brasileia (1), Feijó (1) e Sena Madureira (1) — ingressaram na especialização. Essa primeira oferta foi concluída em fevereiro de 2015.