Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Alunos de Agronomia visitam produtores de café em Acrelândia
conteúdo

padrao

Alunos de Agronomia visitam produtores de café em Acrelândia

publicado: 07/03/2017 11h05, última modificação: 07/03/2017 11h07

Estudantes do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Acre (Ufac) visitaram produtores rurais de café na região de Acrelândia (AC), no sábado passado, 4. A atividade integrou a programação da disciplina Irrigação e Drenagem, ministrada pelo professor Leonardo Paula de Souza.

O objetivo da visita foi o de conhecer sistemas de irrigação por gotejamento e por aspersão convencional, ambos utilizados na cultura do café. Assim, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, a teoria ensinada em sala de aula.

Ufac2017030711.jpg

Uma das propriedades visitadas foi a do produtor Celso Caffer, a fazenda Santa Letícia, onde os alunos conheceram o sistema de irrigação por gotejamento. Doutor na área de irrigação e drenagem, Leonardo Paula de Souza avaliou o sistema. “O agricultor possui um excelente e moderno sistema de irrigação, com injeção de adubos para realizar a fertirrigação”, disse. “Esse sistema está no mesmo nível das demais regiões brasileiras que já utilizam essa tecnologia.”

Segundo o professor, o investimento de Caffer propiciou oito hectares de café irrigado. “Foi necessário investimento em armazenamento de água e melhoria da rede elétrica para bombeamento e pressurização do sistema”, explicou Souza. “Uma parte da lavoura está próxima da colheita e outra em fase de desenvolvimento vegetativo.”

Ufac2017030712.jpg

Aula prática

Para Souza, a prática superou as expectativas. Na ocasião, os alunos observaram a fertirrigação, quando o agricultor aplicou potássio na lavoura do café. Caffer transmitiu aos estudantes sua experiência com irrigação e metodologia de aplicação dos adubos e manejo da água no sistema de irrigação que adotou. Ainda destacou a necessidade de especialistas na cultura do café que possam orientar produtores na região.

No campo, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de observar uma lavoura irrigada e outra sem irrigação. Eles verificaram a nítida diferença de desenvolvimento vegetativo e produtivo do café, demonstrando a resposta positiva da cultura quando mantida com disponibilidade hídrica no solo.

Ufac2017030713.jpg

Os alunos Max da Silva Teodoro e João Carlos Araújo Nogueira compararam os dois sistemas de irrigação que conheceram em Acrelândia: por gotejamento e por aspersão. “Comparamos com o produtor que não usa a irrigação e conseguimos perceber, visualmente, que o cultivo irrigado tem uma maior produtividade e um maior desenvolvimento das plantas”, comentaram.