Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Alunos de Medicina realizam evento sobre acidentes de trânsito
conteúdo

padrao

Alunos de Medicina realizam evento sobre acidentes de trânsito

publicado: 16/03/2017 15h59, última modificação: 16/03/2017 16h24

Alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizam um painel integrado sobre acidentes de trânsito às 8h da manhã do próximo dia 24, no anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus Rio Branco. O evento pretende tratar da prevenção de acidentes e dos vários aspectos que envolvem um acidente de trânsito, não só do ponto de vista médico, mas também legal e de outras profissões envolvidas. 

O painel é destinado a estudantes da área de saúde e marca o encerramento da disciplina Saúde da Família Especial, ofertada no 6º período do curso.

Para o coordenador do projeto de extensão, professor Pablo Rodrigo de Andrade Silva, o objetivo principal do evento é a prevenção de acidentes. “Temos que estar sempre vigilantes para que haja uma redução dos acidentes”, disse. “Se conseguirmos semear esse alerta para nossa sociedade, fizemos um papel adequado enquanto universidade.” 

Ufac201703164.jpg

O estudante Edilândio de Souza ressaltou que o objetivo é trazer o debate para a comunidade acadêmica e compartilhar o conhecimento. “Nós temos que fazer aquilo que a universidade se propõe, que é promover atividades que ultrapassem os muros da instituição e que levem algo de bom para a sociedade acreana”, opinou. “Temos que dar uma resposta à sociedade, uma vez que estamos aqui estudando, nos aprimorando. Sempre digo que a aprendizagem tem que ser posta em prática.” 

Ufac201703165.jpg

A programação inclui a palestra “Acidentes de Trânsito em Rio Branco: Coletânea de Trabalhos Científicos”, do professor do curso de Enfermagem da Ufac Creso Machado Lopes; “Vivência de um Médico Emergencista em Acidentes de Trânsito”, do médico do Samu Pedro Pascoal; “Consciência do Pedestre para um Trânsito Mais Seguro”, do representante da RBTrans Luis Eduardo Ferreira da Silva; “A Educação de Trânsito como Alternativa Auxiliar na Redução dos Sinistros”, da representante do Detran Geny Polanco; e “Estatísticas e Mapeamento de Acidentes de Trânsito em Rio Branco”, dos policiais militares Nilber Chaves e Alexon Garcia.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e externa. Inscrições devem ser feitas pelo e-mail .

Ana Carolina Sá, Carolina Calid, Neuci Prata, Jair Maciel, Leonardo Júnior, Pablo Monteiro, Marcelo Valadares, Thaíla Alves, Diego Menezes, Edilândio de Souza Damasceno e Washington Luiz são os alunos responsáveis por elaborar o evento científico.