Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Alunos de Nutrição da Ufac orientam comunidade sobre alimentação

padrao

Alunos de Nutrição da Ufac orientam comunidade sobre alimentação

publicado: 23/08/2017 15h30, última modificação: 23/08/2017 16h30

Uma atividade do curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac) está levando informação à comunidade.  Gratuitamente, estudantes da graduação estão realizando avaliação e orientação nutricional em diferentes pontos da cidade.

A ação teve início na segunda-feira, 21, com duas equipes divididas nos turnos da manhã e da tarde, atendendo no supermercado Araújo do Bosque. Além da aferição do peso e da altura para cálculo do índice de massa corporal, os estudantes fazem a orientação com base no estado nutricional detectado e dão dicas para uma alimentação saudável. Nesta quarta-feira, 23, o atendimento foi voltado para comunidade interna da Ufac, com equipes atuando no hall da Reitoria.

O servidor da Diretoria de Gestão de Pessoas, Adaildo de Oliveira, foi um dos primeiros a serem avaliados pelos estudantes. Aos 33 anos, sua atenção com saúde e alimentação tem sido uma constante. “Além de atividade física, tenho ficado mais atento à alimentação, diminuindo a ingestão de carboidratos”, disse. Ele foi informado de um estado de alerta para sobrepeso. “Já identifiquei que preciso melhorar a ingestão de legumes e verduras e esse deve ser o próximo passo a partir de agora.”

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, professora Danila Torres, a atividade faz parte das comemorações em alusão ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, e foi impulsionada pelo resultado da Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel-2016), do Ministério da Saúde. Os dados revelam que Rio Branco é a capital com maior prevalência de excesso de peso do país.

“Rio branco conquistou essa posição pelo segundo ano consecutivo e temos percebido um avanço da obesidade, que já é uma epidemia. Precisamos fazer algo”, alertou Danila. “Hoje, normalmente as pessoas que identificam um problema com o peso procuram informações a partir do viés estético. Nossa perspectiva é disparar informações seguras para a população.”

A programação da Semana do Nutricionista continua nesta quinta, 24, e sexta-feira, 25, no supermercado Mercale. No sábado, 26, a programação acontece no parque Ipê, das 16h30 às 20h30.