Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Alunos de Veterinária realizam mostra de anatomia animal

padrao

Alunos de Veterinária realizam mostra de anatomia animal

publicado: 04/04/2017 14h40, última modificação: 04/04/2017 14h41

Estudantes do 2º período de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizaram a 8ª Mostra de Anatomia Animal nesta terça-feira, 4, pela manhã, no espaço do Restaurante Universitário. A atividade integra o programa da disciplina Anatomia Descritiva Animal 2, ministrada pelo professor Yuri de Carvalho.

Ao todo, estiveram expostos dez pôsteres produzidos por 55 alunos da graduação. Oito discentes e dez monitores, ex-alunos da disciplina, também estiveram envolvidos diretamente com o evento, que este ano contou, ainda, com a participação dos alunos do programa de pós-graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental.

Ufac201704043.jpg

“Foram convidados 20 alunos do programa para avaliação dos trabalhos”, relatou o coordenador da atividade, professor Yuri de Carvalho. “A curiosidade é que alguns desses alunos são egressos do nosso curso e participaram da mostra há oito, sete e seis anos.”

É o caso de Eduardo Cavalcante, egresso da primeira turma de Medicina Veterinária da Ufac e atual mestrando em Sanidade e Produção Animal. Ele lembrou sua participação, como expositor, na primeira edição da mostra. “Manter essa atividade no primeiro ano da academia é de suma importância”, disse. “Nesse momento ainda existe certa timidez para falar em público e pouco conhecimento das práticas acadêmicas e de pesquisa.”

Ufac201704044.jpg

Rotina acadêmica

De acordo com o professor, a metodologia utilizada para o desenvolvimento da mostra inclui uma avaliação semanal do que tem sido produzido para confecção final de um banner. Reunidos em grupos, os estudantes precisam selecionar um animal qualquer e preparar um trabalho focado em anatomia.

“Como base bibliográfica, a exigência é que sejam selecionadas apenas fontes escritas em inglês. Muitas das pesquisas feitas hoje estão publicadas em língua estrangeira e os alunos precisam fazer desse tipo de leitura um hábito”, explicou o professor. “É preciso quebrar o elo do estudante com o ensino médio e apresentá-lo ao ensino universitário.”

Ufac201704042.jpg

Para o estudante Luigi Anderson, 18, que escolheu apresentar o sistema reprodutivo do canguru, a atividade foi produtiva. “Primeiro, nós levamos um susto, porque não estamos muito acostumados com a dinâmica que o trabalho envolve, mas depois notamos que a construção não é tão difícil assim; ter a liberdade para falar do animal que quiser facilita muito o nosso interesse”, afirmou.

Rayane Santos, 18, destacou a inserção da turma na agenda acadêmica. “A avaliação final é que a mostra proporciona muita interação com os colegas da sala ao longo de todo o semestre e com alunos de outros cursos”, destacou. “Sem contar que serve para despertar em todos nós o interesse pela pesquisa.”