Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Artista plástico Bab Franca realiza exposição na Ufac

padrao

Artista plástico Bab Franca realiza exposição na Ufac

publicado: 09/06/2017 15h45, última modificação: 09/06/2017 18h08

A exposição de Bab Franca estará no hall da Biblioteca Central da Universidade Federal do Acre (Ufac), na próxima quarta-feira, 14, e fica aberta à visitação até 3 de julho, numa iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). A vernissagem acontecerá às 16h30, com a presença do artista plástico. O acervo exposto conta com 34 obras confeccionadas com a técnica acrílica sobre tela e madeira.

“Eventos como esses precisam estar presentes no dia a dia da Ufac”, disse a produtora cultural da Proex, Fabiana Chaves. “Temos espaços, como o hall da Biblioteca e o hall do Nurca, que são locais com grande circulação de pessoas e que precisam ser aproveitados. É essencial o apoio para que esse tipo de evento aconteça.”

Nessa exposição, Bab Franca apresenta trabalhos mais recentes da sua nova fase, em que prevalece, na composição de sua obra, a flora, rica em cores fortes e vibrantes, uma mata que pulsa clorofilas fosforescentes e seivas reluzentes.

O artista

Bab Franca nasceu em Juazeiro do Norte (CE) e iniciou sua carreira artística em 1976, quando enviou cinco obras experimentais para o Salão Nacional de Brasília. Todas as obras foram selecionadas. Ele já fez várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Em 1978, viajou para a Europa, onde permaneceu por mais de três anos, morando exclusivamente em países de cultura latina. Naquela época, foi selecionado em dois importantes salões internacionais: Fundación Juan Miró, em Barcelona, na Espanha, e Salão Enfac, em Torino, na Itália, onde foi premiado.

Em 2010, foi selecionado e premiado com a bolsa de residência artística em Ashfield Sydnei, na Austrália, pelo projeto Ashfield Coucil Artist in Residence Program. Atualmente, o artista reside em Rio Branco, onde tem desenvolvido obras de relevante valor para o patrimônio artístico e cultural da capital, como, por exemplo, as arquibancadas do estádio Arena da Floresta; o painel em mosaico da Usina de Arte João Donato; o mural em mosaico vizinho à passarela, às margens do rio Acre; o mosaico em madeira na Funtac; e o mosaico do Cacimbão da Capoeira.