Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Banco ativo de germoplasma é implantado na Ufac
conteúdo

padrao

Banco ativo de germoplasma é implantado na Ufac

publicado: 22/06/2017 15h30, última modificação: 22/06/2017 15h30

O Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá (NAVJuruá) executou trabalho de prospecção de acessos de ‘Cratylia argentea’ em diferentes Estados do Brasil, em 2016. A partir dos acessos coletados, no final de maio deste ano foi implantando, no campus Floresta, banco ativo de germoplasma da espécie. 

A ‘Cratylia argentea’ é um arbusto forrageiro pertencente da família das leguminosas. Apresenta potencial para servir como fonte de proteína para alimentação animal e adubo verde. Para a coleção, foram plantadas 140 mudas de 31 acessos, coletados nos Estados do Acre, Maranhão, Tocantins, Pará, Ceará e Goiás. 

A atividade está incluída no projeto Agropecuária Familiar, Educação Tecnológica e Manutenção de Variedades Crioulas para a Amazônia Ocidental — Acre, Brasil, financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; e Ministério de Ciência e Tecnologia. 

O trabalho é coordenado pelos professores da Universidade Federal do Acre (Ufac), Eduardo Mattar e Elizio Frade, e conta com a participação de Bruno Brasileiro (Universidade Federal do Paraná), Walter Matrangolo (Embrapa/Milho e Sorgo) e Thiago Gomes. A atividade de plantio foi executada pela equipe do núcleo e por alunos voluntários do primeiro ano do curso de Agronomia.