Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Calouros são recepcionados nos campi Rio de Branco e Cruzeiro do Sul
conteúdo

padrao

Calouros são recepcionados nos campi Rio de Branco e Cruzeiro do Sul

publicado: 09/05/2017 16h27, última modificação: 09/05/2017 16h27

A Universidade Federal do Acre (Ufac) conheceu nesta segunda-feira os quase dois mil novos candidatos aprovados nos processos seletivos realizados no ano passado. A recepção oficial aos novos calouros do campus Rio Branco aconteceu na manhã de hoje, no Teatro Universitário, e no campus Floresta em Cruzeiro do Sul, na manhã de segunda-feira, 8, com a presença do reitor, Minoru Kinpara, e da vice-reitora, Guida Aquino. A programação se repete nos turnos vespertino e noturno.

A solenidade teve início às 8h30 com a apresentação do vídeo institucional, apresentando um panorama geral da maior universidade do Estado. Em seguida, os estudantes puderam receber as boas-vindas do reitor, da vice-reitora e demais equipe. No final, participaram da aula inaugural com o tema “Empreendedorismo na universidade e na carreira”, com o mestre pela Universidade de Havard, José Frederico Lyra Neto.

“O momento de entrada de novos estudantes é sempre um dos mais importantes para a universidade. A Ufac se enche de alegria e orgulho em poder abrigar novos sonhos que passam, a partir de agora, a ser também nossos e por isso, fazemos questão de participar dessa recepção”, disse Kinpara. “Saudamos e damos parabéns a todos os nossos novos calouros, e ratificamos com eles nosso compromisso em fazê-los se preocupar apenas com os estudos. Alcançar a tão sonhada vaga na Ufac foi uma conquista, mas foi só a primeira. Agora, é seguir firme de olho na conclusão do curso”, destacou o reitor. 

Em seu discurso, Guida Aquino também parabenizou os calouros. Falou da grande concorrência e da dificuldade para seleção e lembrou a responsabilidade que os jovens terão, a partir de agora, em devolver os investimentos feitos por toda a sociedade que mantém a mais antiga universidade pública do Acre. “Por detrás da universidade gratuita que a Ufac é, existe toda uma sociedade ansiosa pelos investimentos que se faz aqui.  É essa sociedade que, como foi bem lembrado aqui pela professora Lya, paga toda essa conta, confiando na formação de vocês e no, recebimento futuro, de profissionais bem capacitados e comprometidos com um estado e país mais dignos”, pontuou Guida. 

O calouro do curso de Educação Física Bacharelado, Alan Matos, 17 anos, estava empolgado com programação. “Aguardava ansioso pelo início do ano letivo. Eu sempre sonhei em fazer o curso de Educação Física aqui na Ufac e, agora, espero poder além de aumentar meus conhecimentos, ganhar maturidade e experiência para trabalhar em uma academia até mesmo com a gestão quem sabe”, disse o jovem.   

Formado em administração em outra instituição, quem também estava muito animado era Daniel Martins, 35 anos. Surdo, o novo calouro optou por voltar à sala de aula, agora, como acadêmico do curso de Letras Libras. “Acompanhei a implantação do curso de Letras Libras aqui na Ufac e comecei a ver as pessoas se interessando e sendo aprovadas e pensei que eu também tinha que fazer parte disso. Penso que o professor precisa trabalhar e não só como professor de libras. Eu quero poder atuar em outros âmbitos, levar meus conhecimentos para a sociedade e mostrar que eu também sou Ufac”, argumentou o estudante. 

Participaram ainda da solenidade de recepção aos novos estudantes, o pró-reitor de assuntos estudantis, Sérgio Siqueira; o pró- reitor de planejamento, Alexandre Hid; o pró-reitor de extensão e cultura, Carlos Paula de Moraes; o pró-reitor de administração, Auton Peres; a pró-reitora de gestão de pessoas, Filomena Cruz, o presidente do DCE-Ufac, Richard Brilhante; e os coordenadores dos cursos de Educação Física Bacharelado, Reinaldo Cajado; Educação Física Licenciatura, Rosângela Bertocco; Engenharia Agronômica, Lya Beiruth; e História Licenciatura, Euzébio Monte.  

A programação de recepção aos calouros é organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. A agenda segue amanhã em Rio Branco, no Centro de Convenções, com apresentações artístico-culturais e a presença de Diogo Soares, Banda Mirim da Polícia Militar, Banda da Ufac, Quadrilhas Juninas, Fanfarra da Escola Berta Vieira, espaço fotográfico, Rádio Humanizar, Cia de dança da Ufac e palco livre para interação entre os acadêmicos. No campus de Cruzeiro do Sul, a programação de amanhã inclui minicursos nos turnos matutino e vespertino.

Confira a galeria de fotos:

Recepção dos Calouros