Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > #calouroufac: Portal do aluno, ufac air e outros serviços

padrao

#calouroufac: Portal do aluno, ufac air e outros serviços

publicado: 09/05/2017 16h34, última modificação: 09/05/2017 16h34

Desde 2012, os estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) contam com o acesso a diferentes informações acadêmicas concentradas em um sistema de fácil e simples acesso, o Portal do Aluno. Desenvolvido pela equipe do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), o espaço tem simplificado a rotina dos discentes de todos os cursos da instituição.

“Através de qualquer dispositivo conectado à internet, o estudante da Ufac tem condições de acesso a informações diversas de seu curso. Muitas da ações que dependiam, antes, de uma ida à coordenação do curso, hoje, podem ser feitas até de casa”, destaca Edvandro Reckziegel, diretor do NTI.

É através do Portal do Aluno, por exemplo, que o estudante realiza a chamada matrícula curricular - inscrição semestral nas disciplinas que se pretende cursar no período – um procedimento exigido por todas as coordenações a cada início de semestre. A emissão de documentos acadêmicos como histórico escolar, atestados e comprovantes de matrícula, além do acompanhamento dos horários, notas e faltas em todas as disciplinas matriculadas são outros serviços disponíveis através do sistema que permite ainda acesso direto ao calendário acadêmico e acervo da biblioteca.

O acesso ao Portal do Aluno exige a utilização de uma credencial de usuário e senha. Para o primeiro acesso, o estudante vai precisar informar o próprio CPF (como usuário) e a data de nascimento (como senha).

Internet livre - Em todo o campus sede - incluindo salas de aula, laboratórios, teatro universitário, centro de convenções, restaurante universitário e parque zoobotânico (PZ) – os estudantes têm à disposição um serviço de internet sem fio, a “Ufac Air”.

O primeiro passo para a acessar o serviço é ativar o Sistema de Gestão de Identidade Virtual da Ufac (IdUfac) o que permitirá a criação de uma credencial única (usuário e senha) para acesso e utilização de todos os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) da Ufac.

“Todos os servidores e alunos que estão com vínculo ativo com a Ufac, já possuem o seu IdUfac, sendo necessário apenas executar os procedimentos para ativação e criação da senha que será pessoal e intransferível”, explica Reckziegel.

Para ativar o IdUfac, o estudante vai precisar acessar o site https://id.ufac.br/ e informar CPF e e-mail cadastrado no ato da matrícula institucional. “Assim que for executado esse procedimento, um link deverá chegar ao endereço cadastrado, redirecionando o estudante para uma página onde será possível cadastrar a senha que será utilizada nos serviços”, detalha Edvandro. “Além da caixa de entrada é importante, verificar o spam do e-mail nessa etapa”, alerta.

Uma vez ativada e criada a senha para o IdUfac, o acesso à Ufac Air ((limitada a 2 dispositivos conectados simultaneamente para um mesmo IdUfac), será automaticamente liberado.

Outros serviços:

Portal da Biblioteca - lançado em 2014, o espaço permite que o aluno realize a consulta do acervo bibliográfico da UFAC, bem como a reserva de livros a serem retirados na Biblioteca. Também é possível realizar a renovação de um empréstimo desde que não haja nenhum atraso em nome do estudante. O usuário e senha solicitados para o acesso são os mesmos utilizados atualmente no Portal do Aluno. Em breve, entretanto, será exigida a credencial “universal” do "Meu Acesso".

Portal de Comunicação - lançado em 2012, este Portal é integrado aos Portais do Aluno e Professor e permite que sejam disponibilizados informes aos estudantes. O professor tem ainda a opção de enviar uma determinada informação para os e-mails dos alunos de uma determinada turma, daí a importância de o aluno manter seu endereço de e-mail atualizado no Portal do Aluno.

Acesso aos Periódicos da Capes - os Periódicos da Capes podem ser acessados livremente por qualquer usuário que esteja no Campus da Ufac. O acesso não é possível a partir da residência ou do trabalho do estudante. “Visando permitir este acesso, foi disponibilizado um serviço de proxy para ser utilizado pelas pessoas que necessitam acessar os periódicos a partir de uma rede de fora da UFAC”, informa o diretor do NTI. Para maiores informações sobre os procedimentos que necessitam ser efetuados, recomenda-se a leitura do manual disponibilizado no endereço http://redesemfio.ufac.br. Salienta-se também que para utilizar este Proxy é necessário a credencial do IdUfac.