Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Campus Floresta ganha Unidade Experimental de Pesquisa

padrao

Campus Floresta ganha Unidade Experimental de Pesquisa

Localizada no Projeto de Assentamento Santa Luzia, área atenderá cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica
publicado: 18/07/2017 15h57, última modificação: 18/07/2017 15h57

O reitor da Universidade Federal do Are (Ufac), Minoru Martins Kinpara, participou, na manhã dessa segunda-feira (17), da entrega da Unidade Experimental Campus Floresta. A implantação da nova área agrícola de pesquisa é resultado de uma parceria entre a Ufac, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Voltado à pesquisa, ensino e extensão, o espaço auxiliará no processo de formação, qualificação e treinamento de estudantes da região do Juruá. “A cessão de uso dessa área vem ao encontro de uma necessidade institucional com benefício direto dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e, eventualmente, até outros cursos poderão desenvolver suas atividades aqui”, disse o coordenador do curso de Engenharia Florestal, Givanildo Ortega.

“Poderemos atender nossos alunos e professores, além de produtores da região, funcionando como uma unidade de ensaio para o desenvolvimento de futuras pesquisas e novas tecnologias para a região do Vale do Juruá”, avaliou o coordenador do curso de Engenharia Agronômica do campus floresta, Leonardo Barreto.

Para o diretor do Centro Multidisciplinar (Cmulti), professor Reginaldo Assêncio, a Unidade Experimental terá um papel importante para o cumprimento dos projetos políticos pedagógicos dos cursos naquela região. “ Nós temos disciplinas que chegam a ter metade de sua carga horária como aula prática, sendo muitas dessas, aulas de campo. Agora, encontramos aqui a oportunidade para experimentar diretamente no ambiente aquilo que a gente já vinha desenvolvendo em sala de aula, nas aulas teóricas”, ponderou.

A Unidade Experimental Campus Floresta funcionará no Lote 59, do Projeto de Assentamento Santa Luzia. Ao todo são 100,50 hectares de área localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul. De acordo com a Lei Nº 3.208, sancionada pelo governador do Estado, Sebastião Viana, o espaço fica cedido gratuitamente à Ufac pelo período de 20 anos

“Estamos muito felizes em poder honrar mais um compromisso assumido com a comunidade acadêmica aqui do campus de Cruzeiro do Sul. A exemplo da Fazenda Catuaba e da Reserva Humaitá, essa unidade experimental funcionará como uma espécie de laboratório a céu aberto e atenderá demandas de ensino, pesquisa e extensão especialmente, nas áreas de Biologia, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica”, destacou o reitor da universidade durante agenda no município do Alto Juruá.