padrao
Campus Floresta mobiliza apoio a aleitamento materno
A Universidade Federal do Acre (Ufac), no campus Floresta, apoiou, através de atividade de extensão coordenada pela professora Vanizia Barboza da Silva, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, ocorrida de 1 a 5 deste mês. A iniciativa foi uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e acadêmicos do curso de bacharelado em Enfermagem, na Unidade Básica de Saúde Francisco Souza, em Cruzeiro do Sul.
A temática “Proteger a Amamentação: Construindo Alianças sem Conflitos de Interesses” buscou mobilizar a cidade. O evento foi aberto ao público — sobretudo gestantes e lactantes, que puderam usufruir de atividades com uma equipe multiprofissional — e a profissionais da saúde, que participaram de capacitações.
De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é buscar o apoio dos governos e diversos setores da sociedade para promover e proteger a amamentação, construindo alianças para fortalecer políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil.
Segundo Vanizia Barboza da Silva, é importante incentivar a prática do aleitamento materno no Estado. Ela lembra que dados de última pesquisa do Ministério da Saúde, em 2008, mostram que o Acre, na região Norte, tem o menor índice de crianças, até seis meses, amamentadas exclusivamente com leite materno (36%), o que é menor que a média nacional, 41%. Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Estado, tem índice ainda menor, 28%.
O encerramento do evento ocorreu com uma caminhada, na última sexta-feira, 5, no centro da cidade. Em agosto, instituído como mês do aleitamento materno, continuam as ações, no Brasil, em prol da proteção ao aleitamento materno.
(Andressa Larissa, estagiária Ascom/Ufac, acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)