Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > CAP realiza 1º Fórum de Educação, Saúde e Meio Ambiente

padrao

CAP realiza 1º Fórum de Educação, Saúde e Meio Ambiente

publicado: 06/06/2017 17h06, última modificação: 06/06/2017 17h06

O Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza, nos dias 8, 9 e 10 deste mês, o 1º Fórum de Educação, Saúde e Meio Ambiente no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Com o tema “A Construção de Saberes”, o fórum ocorre no Teatro Universitário e no Centro de Convenções da Ufac e conta em sua programação com conferências, palestras, mesas-redondas e oficinas.

O evento é aberto ao público e é direcionado a alunos e docentes do ensino básico, de cursos de licenciatura ou técnico nas áreas de saúde e meio ambiente, e alunos de especialização, mestrado e doutorado. Visa fomentar a pesquisa científica no âmbito do ensino básico, técnico e tecnológico, bem como viabilizar a produção do conhecimento.

Segundo o presidente do comitê científico do fórum, professor Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, o evento vai mostrar a importância do CAP no cenário da Ufac. “Os professores do CAP atuam no campus da Ufac, em diversos projetos de pós-graduação”, disse o professor. “Queremos mostrar a importância da pesquisa científica e da extensão no ensino básico.”

“O Estado do Acre precisa investir em ciência e tecnologia e é preciso começar pelo celeiro, que é no ensino básico. Tanto no CAP quanto no Ifac [Instituto Federal do Acre]. A rede estadual de ensino é que recebe esse público”, completou Meneguetti.

Todos os trabalhos aceitos e apresentados durante o evento serão publicados na revista “South American Journal of Basic Education, Technical and Technological”, editada pelos grupos de pesquisa Estudo em Saúde, Educação e Biodiversidade e Estudos da Educação, Cultura, Arte e Linguagem, do CAP.

O periódico recebeu, recentemente, o conceito “Qualis B1” na área de ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Reforma do ensino médio

O fórum promove uma mesa-redonda que irá discutir a reforma do ensino médio. Quatro participantes irão expor sobre o lado positivo e negativo, bem como a visão dos professores e alunos sobre as mudanças propostas pelo governo federal, seguido por um debate aberto sobre o tema.

ExpoCAP

No sábado, 10, último dia do fórum, acontecerá a 1ª ExpoCAP. Com o tema “Encontro de Saberes”, a exposição trará trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do CAP.

Acesse a programação do fórum no site oficial do evento.