Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Capes aprova Dinter em Educação entre Ufac e UFPR
conteúdo

padrao

Capes aprova Dinter em Educação entre Ufac e UFPR

publicado: 26/05/2017 17h10, última modificação: 26/05/2017 17h33

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de comunicar à Universidade Federal do Acre (Ufac) a aprovação do doutorado interinstitucional (Dinter) em Educação. O programa será realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A previsão, de acordo com a proposta original encaminhada pela Ufac em setembro do ano passado, é de que sejam ofertadas 20 vagas. Duas para servidores do Instituto Federal Acre (Ifac), duas para servidores técnico-administrativos da Ufac e as demais para servidores docentes da instituição. 

“O objetivo do projeto, enquanto Dinter, é poder qualificar o quadro próprio da instituição”, disse a coordenadora do Dinter em Educação, Greice Gotelip. “Ainda não tivemos acesso ao projeto para sabermos se houve alguma alteração em relação à proposta inicial. Aguardamos esse retorno da Capes para darmos início ao processo de confecção do edital que selecionará os candidatos.”

Essa será a segunda vez que Ufac e UFPR se unem na oferta do programa. Em 2012, o Dinter ofertou 13 vagas preenchidas por professores dos campi da Ufac em Rio Branco e Cruzeiro do Sul e do Colégio de Aplicação (CAP) e por um técnico-administrativo. “Alcançamos 100% de aprovação sem qualquer atraso nos prazos. Esses, sem dúvida, são fatores que favoreceram a aprovação dessa segunda edição”, aposta Gotelip. A ideia da segunda edição é atender, prioritariamente, docentes de Cruzeiro do Sul.

O atual quadro de docentes efetivos da Ufac conta 325 professores doutores, 264 mestres e 77 especialistas. “A aprovação do Dinter em Educação é motivo de comemoração”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista. “Além de qualificar nosso quadro efetivo, estaremos consolidando novas pesquisas na região.”