Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Centro de pesquisas em esporte e lazer funciona na Ufac

padrao

Centro de pesquisas em esporte e lazer funciona na Ufac

publicado: 15/02/2017 16h40, última modificação: 15/02/2017 16h40

A Universidade Federal do Acre (Ufac), no campus-sede, passou a contar com o Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da rede Cedes do Estado do Acre. A abertura oficial do espaço foi feita nesta quarta-feira, 15, e contou com a presença do reitor Minoru Kinpara e representantes da União Educacional do Norte (Uninorte), Faculdade Meta (Fameta) e Instituto Federal do Acre (Ifac), todos parceiros do projeto.

A partir de agora, o Acre passará, através do centro na Ufac, a integrar a rede Cedes, um programa do Ministério do Esporte que, em parceria com instituições de ensino superior, busca o fomento de políticas públicas ligadas a esporte, lazer e educação física.

Ufac2017021514.jpg

“Para a Ufac, é um grande orgulho poder sediar o centro da rede Cedes do Estado, uma iniciativa e mobilização que partiu dos próprios professores do curso de Educação Física”, disse Kinpara. “O Centro abrirá espaço para pesquisas que resultarão em políticas públicas de esporte e lazer voltadas ao benefício da comunidade em geral.”

No Acre, a inauguração do Centro foi possível graças à iniciativa da professora Adriane Corrêa da Silva, coordenadora do centro de pesquisa da rede Cedes no Acre, que mobilizou os parceiros e submeteu o projeto à chamada pública realizada pelo Ministério do Esporte no final de 2015.

Ufac2017021513.jpg

“O centro funcionará de modo não isolado. A Ufac, juntamente com seus parceiros, passará a viabilizar o diálogo, no que diz respeito a política e pesquisa ligada ao esporte e ao lazer, entre o Acre, seus municípios e outros 26 centros em todos os Estados brasileiros. A ideia é tecer, também aqui, teias da rede Cedes”, destacou Adriane.

O Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da rede Cedes do Estado do Acre funcionará no bloco de Educação Física, localizado no campus de Rio Branco.

Rede Cedes

Criada em 2003, a rede Cedes é um programa do governo federal que atende aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Esporte. O objetivo é a promoção e o incentivo ao desenvolvimento científico, pesquisa e capacitação tecnológica no que diz respeito às ações de democratização das políticas públicas de esporte e lazer.

Através dos Centros de Desenvolvimento de Pesquisas de Políticas de Esporte e Lazer, a ideia é unificar as iniciativas já existentes no sistema de gestão das políticas públicas de esporte e lazer nos diferentes Estados.

Ufac2017021515.jpg

Entre as exigências da rede Cedes estão: mobilização e integração de grupos de pesquisa; desenvolvimento de pesquisas fundamentadas nas humanidades; socialização de informações e conhecimentos por meio de publicações, eventos e difusão digital; formação e assessoramento a pessoas e instituições; criação ou ampliação de centros de memória de educação física, esporte e lazer no país; realização de outras ações acadêmicas e organização de intercâmbio estadual, regional, nacional e internacional.