Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Conheça os serviços da biblioteca da Ufac

padrao

Conheça os serviços da biblioteca da Ufac

publicado: 16/05/2017 14h55, última modificação: 16/05/2017 14h55

Ao efetivar a matrícula como novo estudante da Universidade Federal do Acre (Ufac), o calouro conquista direitos ampliados em relação aos serviços da biblioteca presentes nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Além da consulta ao acervo e aproveitamento dos espaços de estudo, que são livres, os alunos, como membros da comunidade acadêmica, ficam autorizados também a efetuar empréstimos de obras.

O acervo disponível pode ser consultado através do buscador encontrado no site da Ufac e no Portal do Aluno, onde também são possíveis a reserva e a renovação de empréstimos. Ao todo, são mais de 120 mil títulos distribuídos nas áreas de ciências agrárias, biológicas, humanas, da saúde, engenharias, exatas e da terra, linguística, letras e artes.

“No acervo, temos o que chamamos de obras de referência, ou seja, CDs, DVDs, jornais, revistas e dicionários, cujo empréstimo tradicional não é permitido. Nesse caso, fica autorizada a pesquisa no local e o empréstimo de consulta quando o estudante assina uma cautela, comprometendo-se com a devolução no mesmo dia”, explica a bibliotecária Maria do Socorro Cordeiro.

Para solicitar o empréstimo de uma publicação, o estudante vai precisar dirigir-se a uma das unidades de biblioteca, munido do número da matrícula. “Nossa orientação é para que o estudante, logo que acesse o portal do aluno, acrescente uma foto pessoal. O empréstimo é realizado através de um sistema presencial. Se não houver uma foto cadastrada no portal, o aluno precisará apresentar um documento oficial”, alerta Maria do Socorro.

Cada estudante pode pedir emprestado até cinco livros, que ficarão sob seu poder por um período de até dez dias cada, podendo ser renovado por igual período, desde que haja comunicação à biblioteca. O estudante que descumpre o prazo fica suspenso.

A biblioteca também disponibiliza aos usuários o acesso ao portal da Capes (um dos maiores acervos de publicações científicas do mundo) e de periódicos, como: Portal Saúde Baseado em Evidências do Ministério da Saúde, Revista dos Tribunais Online e a Base de Livros e Periódicos Eletrônicos da EBSCO. O conteúdo está disponível no site da universidade, no canto inferior da página.  O acesso às produções é permitido dentro da instituição através do IP da rede da Ufac. A unidade também oferece serviços de orientação das normas de ABNT e comutação bibliográfica.

Em Rio Branco, a capacidade de atendimento da Biblioteca Central é para até 500 pessoas distribuídas entre salão de leitura, cabines individuais e laboratório de informática.

Serviço: A biblioteca fica aberta de 2ª-feira a 6ª-feira, de 7h30 a 21h, e aos sábados, de 8h a12h. Contato: (68) 3229- 7161; e-mail: bcentral@ufac.br.