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Curso de Libras da Ufac obtém conceito 4 do Inep

Em escala avaliativa de 1 a 5, a nota garantiu o reconhecimento do curso Letras: Libras/Língua Portuguesa pelo MEC
publicado: 21/06/2017 10h49, última modificação: 21/06/2017 10h49

O curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Acre (Ufac) acaba de receber do Ministério da Educação (MEC) conceito 4 de avaliação. O índice alcançado obedece a uma escala que varia entre 1 e 5 e garantiu o reconhecimento do curso.

A avaliação, realizada por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, que visitou as instalações do curso, foi realizada nos dias 5 e 6 de junho e levou em consideração três grandes dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

Para a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, o resultado é importante para a universidade, porque passa credibilidade aos alunos. “A avaliação traz para os egressos do curso a tranquilidade e a certeza de que estão saindo de um curso de qualidade, já reconhecido e bem avaliado pelo MEC”, disse.

O curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa teve início em 2014. As turmas são formadas por alunos surdos e ouvintes, sempre com o acompanhamento de um intérprete formado em Letras ou Pedagogia. O corpo docente é composto por 12 professores do núcleo principal (Libras, Linguística Aplicada à Libras e Literatura Surda), além do núcleo pedagógico. O quadro conta, também, com dois professores surdos.

O objetivo do curso, segundo o coordenador, Alexandre Melo, é formar professores de língua brasileira de sinais (Libras) para surdos e ouvintes e Português escrito para surdos capacitados para atuar nos ensinos fundamental e médio.

“A rede carece de professores formados em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. Nossos alunos serão os primeiros formados no Estado e já são muito aguardados”, destacou o coordenador. “O conceito 4 nos coloca em pé de igualdade em relação aos cursos de referência no país para a área. Trata-se do resultado de muito trabalho e esforço coletivo de professores, intérpretes, técnicos, alunos e a administração.”