Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Curso de Medicina da Ufac tem média de proficiência no ensino médico superior à média nacional
conteúdo

padrao

Curso de Medicina da Ufac tem média de proficiência no ensino médico superior à média nacional

publicado: 28/03/2017 16h52, última modificação: 28/03/2017 22h55

O curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) pode comemorar. Na última sexta-feira (24), foi divulgado o resultado da primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). Com média de proficiência no ensino médico em 101,7, estudantes de Medicina da Ufac superaram as médias nacional (100,0), regional (97,0) e local. 

O teste aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2016, agrupou os estudantes em três níveis de proficiência de acordo com o desempenho nas questões objetivas: básico, adequado e avançado. Cerca de 94,7% dos universitários de Medicina da Ufac encontram-se no nível de proficiência classificado como adequado, outros 5,7% estão no básico.  No Brasil, 91,2% dos avaliados estão no nível adequado; 6,9%, no básico; e 1,9%, no avançado. O exame contou com a participação de 233 cursos de medicina de todo o país. Ao todo, foram avaliados 22.086 estudantes matriculados no 2º ano.

“Esse exame não tem a finalidade de criar um ranking. O resultado serve como base para a auto avaliação de cada instituição”, explica o coordenador do curso de Medicina da Ufac, Rodrigo Silveira. “Para a Ufac, o resultado demonstra que o curso de Medicina possui um currículo adequado e congruente com as diretrizes curriculares nacionais, e nos diz que estamos no caminho certo”, avalia. 

prof.jpgDe acordo com o coordenador, os dados divulgados pelo Inep servirão para debates com os próprios estudantes e corpo docente com vistas a uma possível reestruturação curricular do curso. “Tivemos uma reformulação recente no currículo. Os alunos que ingressarão já serão submetidos a esse novo currículo, mas, o aprimoramento tende a ser permanente. “Precisamos estar sempre afinados com as diretrizes curriculares nacionais”, disse Silveira.

Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em Medicina do 2º, 4º e 6º ano, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. A criação da Anasem foi anunciada em 2015, pelo então ministro Renato Janine Ribeiro. A segunda edição da Anasem está marcada para o dia 18 de outubro.