Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Curso on-line sobre uso do SEI está com inscrições abertas

padrao

Curso on-line sobre uso do SEI está com inscrições abertas

publicado: 15/09/2017 18h27, última modificação: 15/09/2017 18h27

Servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac) interessados em aprender mais sobre a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) têm até a próxima sexta-feira, 22, para se inscrever no curso on-line SEI! Usar, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A implantação do novo sistema na universidade, que visa modernizar a tramitação de processos na instituição, está marcada para o próximo mês.

Voltado ao atendimento da gestão de processos e documentos eletrônicos com práticas inovadoras de trabalho, o SEI é uma plataforma que articula módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa, tendo como principal característica a liberação do padrão do papel como suporte para documentos institucionais e, também, o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação em tempo real.

O projeto-piloto de implantação do SEI englobará atividades como progressão funcional por mérito (técnico-administrativo) e progressão funcional na carreira do magistério superior (docente).

“Com a adoção do SEI na Ufac, é importante que, tanto técnico-administrativos quanto professores, familiarizem-se com o sistema que substituirá, em breve, todos os processos na instituição”, disse o presidente da Comissão de Implantação do SEI, Daniel Pena. “O curso oferecido gratuitamente pela Enap ensina, didaticamente, o uso do sistema num ambiente totalmente virtual.”

Com carga horária de 20 horas, o curso pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer local que tenha computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. Entre os tópicos abordados, estão: introdução ao sistema eletrônico de informações; operações com processos; operações com documentos; blocos internos e blocos de assinatura; recuperando informações e acesso externo.

O SEI para tramitação de processos que está sendo adotado pela Ufac foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A solução tecnológica é cedida gratuitamente para órgãos públicos do Executivo federal e governos estaduais e municipais.

Em algumas instituições que já utilizam o sistema eletrônico, a média de redução do tempo de tramitação de determinados tipos de processo chegou a aproximadamente 90%, com a diminuição de 28% no gasto com aquisição de material de escritório e de 11% em serviços postais.

Acesse para mais informações sobre o curso.