Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Doação de sangue marca Dia da Mulher na Ufac

padrao

Doação de sangue marca Dia da Mulher na Ufac

publicado: 09/03/2017 18h08, última modificação: 09/03/2017 18h09

Em continuidade às atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, promoveu na manhã desta quinta-feira, 9, uma série de ações com o intuito de orientar a comunidade acadêmica sobre os cuidados com a saúde.

As atividades se concentraram no centro de convenções, entre 8h e 12h. A programação incluiu vacinação contra febre amarela, tétano e hepatite B; doação de sangue; aferição de pressão e testes rápidos de glicemia. A ação é uma parceria entre a Ufac, a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e a Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz.

Ufac201703092.jpg

“Ao oferecer esses mutirões para prevenção de doenças e promoção de saúde, além de atividades físicas e ocupacionais, nossa expectativa é diminuir a demanda na busca de atendimento no setor de saúde”, disse a coordenadora do evento, Lucy Queiroz. “O que buscamos é proporcionar, cada vez mais, qualidade de vida para os nossos servidores.” Atualmente, o setor médico, em Rio Branco, conta com cinco médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.

Segundo Lucy, estão programadas, para este ano, outras duas atividades semelhantes. “Nossa ideia é que essas ações se tornem permanentes dentro do calendário acadêmico. Este ano, teremos pelo menos mais duas vezes: no Dia dos Pais, em agosto, e no Dia do Servidor Público, em outubro.”

Ufac201703093.jpg

Servidora da instituição, Magda Tomaz aproveitou a programação para cumprir seu papel de doadora de sangue. “Sou doadora desde os 17 anos e já senti na pele a importância desse ato, quando meu pai fez uma cirurgia e precisou de doações. Ainda existe mito e medo em relação à doação de sangue”, destacou a servidora. “A universidade é um local de livre circulação de informação. Isso facilita a mobilização para esse tipo de campanha, que deveria ser permanente.”

Com as vacinas em dia, a secretária da coordenação de Nutrição, Andréa Côta, aproveitou a programação para fazer os testes rápidos. “Mesmo sem histórico, vim fazer os testes rápidos. É sempre melhor prevenir do que remediar”, afirmou a servidora. “A gente tem pouco tempo disponível; uma ação como essa, ao nosso alcance, no trabalho, facilita a vida e favorece a prevenção de possíveis problemas futuros.”