Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Encontro de estudos linguísticos e literários ocorre na Ufac

padrao

Encontro de estudos linguísticos e literários ocorre na Ufac

publicado: 13/09/2017 14h23, última modificação: 15/09/2017 07h59

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia, de 2 a 6 de outubro, o 1º Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte (Gellnorte). O evento vai discutir o tema “Linguagens, Fronteiras e Interculturalidade: Os Desafios para os Estudos Linguísticos e Literários na Pan-Amazônia dos Tempos Presentes”.

“A ideia de constituir esse primeiro encontro tem a ver com a necessidade de congregar estudos e pesquisas produzidos na área de letras no âmbito da região Norte”, explica a membro da comissão de organização do evento, professora Raquel Ishii. “A proposta do evento é, além de reunir pesquisas e pesquisadores, poder reunir os coordenadores dos programas de pós-graduação para constituir uma entidade que represente os programas.”

No segundo dia da programação, lembra a docente, está previsto o encontro de coordenadores de programas de pós-graduação, que funcionará, também, como uma assembleia do grupo de estudos linguísticos e literários da região Norte. “A expectativa é eleger uma diretoria para o grupo, a qual funcionará como uma espécie de associação responsável por promover, difundir e discutir as políticas importantes para pesquisa na área de letras, buscando melhorias paras estudos desenvolvidos na região”, destaca.

O Gellnorte está com 18 grupos temáticos selecionados, 300 trabalhos inscritos para apresentações em comunicação oral, envolvendo cerca de 530 autores e coautores participantes. As inscrições para ouvintes, com direito a certificado, foram prorrogadas até o próximo dia 29, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 15.

O encontro trará a Rio Branco pesquisadores como Dermeval da Hora (UFPB), Germana Maria Araújo Sales (UFPA), Wagner Rodrigues Silva (UFT), Paula Tatianne Carréra Szundy (UFRJ), Juciane dos Santos Cavalheiro (UEA), Miguel Nenevé (Unir), Maria Chavarría (Universidad San Marcos), Valteir Martins (UEA), Sidney da Silva Facundes (UFPA), Aldir Santos de Paula (Ufal), Áustria Rodrigues Brito (Unifesspa), Karylleila dos Santos Andrade (UFT), Maria de Fátima do Nascimento (UFPA) e Elder José Lanes (UFRR).

Mais informações no site posletrasufac.com/i-gellnorte/.