Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Encontro regional da Faubai ocorre nesta 2ª-feira na Ufac

padrao

Encontro regional da Faubai ocorre nesta 2ª-feira na Ufac

publicado: 02/10/2017 16h02, última modificação: 02/10/2017 16h02

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia nesta segunda-feira, 2, o encontro da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) da regional Norte. Durante o encontro, será abordada a resistência que a América Latina encontra para firmar cooperação internacional com países do hemisfério Norte, tema levantado por alguns participantes na Faubai Conference, em abril deste ano, em Porto Alegre.

A representante das instituições de ensino superior da Faubai, Luzia Jucá, deu início a sua fala usando frase do professor Júlio Cesar Mulligan: “sem relações internacionais, a ciência se torna mais pobre”. Para Luzia, a internacionalização perpassa todos os níveis da universidade. “São eventos como esse que ajudam a profissionalizar o gestor de relações internacionais”, disse ela.

De acordo com a vice-reitora da Ufac e assessora de Cooperação Interinstitucional, Guida Aquino, a instituição vem realizando ações de internacionalização ao longo dos anos. Para Guida, não há como as universidades serem competitivas diante da ausência de investimentos pelo governo federal. “Mesmo na falta de investimentos, estamos sendo ousados para estabelecer parcerias com universidades estrangeiras”, destacou.

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, a gestão tem o cuidado de inserir a instituição em grupos como Coimbra e Faubai, que ajudam a Ufac a cumprir, com maior eficiência, o tripé ensino, pesquisa e extensão. “Tem sido uma troca de experiências fantástica”, contou o reitor.

Confira a galeria de fotos

FAUBAI