Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Estudantes de Jornalismo da Ufac são premiados em evento regional

padrao

Estudantes de Jornalismo da Ufac são premiados em evento regional

Trabalhos vencem nas modalidades cinema e audiovisual, produção transdisciplinar e jornal laboratório
publicado: 03/06/2017 21h59, última modificação: 03/06/2017 22h00

Estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) foram premiados na etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), realizada de 24 a 26 de maio, em Manaus. Organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o evento premia trabalhos experimentais produzidos por graduandos de Comunicação Social/Jornalismo.

Os acadêmicos venceram nas modalidades cinema e audiovisual, produção transdisciplinar e jornal laboratório. Os premiados representarão a região Norte na etapa nacional, que será realizada de 4 a 9 de setembro, na Universidade Positivo, em Curitiba.

Ufac201706032.jpeg

Na modalidade cinema e audiovisual, o trabalho campeão foi o documentário “A Semente de Nazira”, produzido pelos estudantes Bleno Caleb de Paula, Lucas Silva e Larissa Costa, todos do 8º período do curso de Jornalismo, com supervisão do professor Maurício Bittencourt. A produção conta a história de uma produtora rural de Rio Branco.

Na categoria edição de livro avulso, Fernando Santos é outro ganhador. Ele apresentou à banca a publicação “Jornalismo e Meio Ambiente em Pauta”, produzida com as acadêmicas Felícia Souza, Karolini de Oliveira e Priscila Araújo, com coordenação da professora Francielle Modesto. A obra foi   lançada em março deste ano, graças a uma parceria entre a Ufac e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapac).

Outro projeto vitorioso foi o jornal laboratório “A Catraia”, representado pelos estudantes Lucas Sousa, Bleno Caleb de Paula e Larissa Costa, mas produzido coletivamente por toda a turma, com supervisão do professor Wagner da Costa.

Segundo Costa, a participação dos alunos em eventos acadêmicos é importante para o crescimento intelectual e cultural dos jovens. “Nesses eventos, vendo o que tem sido feito em outras universidades, o estudante tem a oportunidade de trocar experiências e vislumbrar caminhos para futuras pesquisas”, avalia. “A participação do Acre foi muito produtiva em 2017. Aumentamos o número de trabalhos na Expocom e de artigos apresentados. Esse aumento mostra uma crescente do curso na participação de eventos.”

Ao todo, a delegação do Acre levou a Manaus cinco trabalhos para a Expocom, quatro trabalhos para o Intercom Júnior e cinco artigos científicos para as divisões temáticas.

Ufac201706033.jpeg

‘A Semente de Nazira’

“Nosso objetivo era produzir um documentário de temática ambiental para a disciplina Telejornalismo 2. Escolhemos falar do produtor rural, que é a pessoa que vive da terra e produz o alimento que vai parar na mesa de tantas pessoas. Nossa protagonista, a dona Nazira, surgiu logo nas primeiras conversas com os produtores da feira orgânica de Rio Branco”, relembra Bleno Caleb de Paula. “A ‘Semente de Nazira’ deixa uma mensagem positiva, faz agente rir e se emocionar quando assiste. Esse prêmio é da dona Nazira e do professor que nos orientou também.”

‘Jornalismo e Meio Ambiente em Pauta’

“O livro surgiu a partir da disciplina Sociedade e Meio Ambiente. Durante as aulas, nós debatíamos assuntos relacionados à questão ambiental e fomos notando que não havia uma produção que envolvesse a questão em nível local”, conta Fernando Santos. “Quando a professora Francielle apresentou os projetos, nós fomos selecionados como bolsistas; como produto final, apresentamos o livro.”

Dividido em quatro capítulos, o livro propõe um debate sobre a cobertura jornalística no Estado do Acre, frente às questões ambientais. “Para nós, ainda na academia, alcançar esse prêmio é, de fato, um reconhecimento”, acrescenta o estudante. “Nosso sentimento é de gratidão e de dever cumprido por levar o debate ambiental para além da academia. Agora, é esperar a etapa nacional. Estamos ansiosos e otimistas.”

‘A Catraia’

“Com o jornal ‘A Catraia’ já tínhamos ganhado uma premiação dentro da Semana de Comunicação da Ufac, o que acabou nos habilitando a participar da Expocom”, detalha Lucas Sousa. “Ver nossos trabalhos produzidos dentro da sala de aula ganhar uma projeção além de quatro paredes é importante tanto para a nossa vida acadêmica quanto para a Ufac.”