Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Fórum sobre drogas é aberto na Ufac
conteúdo

padrao

Fórum sobre drogas é aberto na Ufac

publicado: 19/06/2017 18h03, última modificação: 19/06/2017 18h08

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, realizou, na tarde desta segunda-feira, 19, a abertura do Fórum Permanente Drogas: Direito, Prevenção e Cuidado em Rede, no Teatro Universitário do campus-sede.

Em sua segunda edição, o fórum tem como tema “Todos pela Prevenção”. Integra a programação da 5ª Semana Estadual sobre Drogas, de 19 a 23 de junho, articulada pelo governo do Acre, por meio da divisão do eixo temático “Drogadição e População em Situação de Rua” e do gabinete da vice-governadora do Estado, Nazareth Araújo. 

Guida ressaltou a importância da parceria da Ufac com os diversos setores que compõem o fórum e que participam da semana sobre drogas, em especial com o gabinete da vice-governadora do Acre. “Seu gabinete tem tratado de políticas importantes para nosso Estado, sempre discutindo com a universidade; isso está dando muito certo”, disse. “Estamos à disposição para contribuir para melhorar as políticas públicas do Estado do Acre.”

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a temática, o fórum enfatiza a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas.

Compondo a mesa de abertura do fórum, estavam a reitora em exercício, Guida Aquino; a vice-governadora do Estado do Acre, Nazareth Araújo; a vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri; o representante do Ministério Público do Estado do Acre, procurador de justiça Carlos Maia; o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Júlio César; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, coronel Roney Cunha e o pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, Carlos Paula de Moraes.

Programação

A abertura do evento contou com uma cerimônia ecumênica com a participação do presidente do Instituto Fé e Política, Manoel Pacífico; o representante da Igreja Católica, Padre Máximo Lombardi; o representante do movimento Evangélico, Afonso Geber; e o representante do Movimento Espírita, doutor Jaércio Teixeira.

Na sequência, o jovem cacique Mapu Huni Kuin cantou o hino do povo huni kuin e fez um relato sobre a prevenção ao uso de drogas nas aldeias. “Vejo a necessidade urgente de ter um acompanhamento maior, por profissionais capacitados, para trabalhar com todo o povo indígena que vem à cidade”, opinou. “Esse acompanhamento tem que ser diferenciado, já que temos costumes e valores diferentes do homem branco.”

A programação do fórum seguiu com a roda de conversa “Drogas: Direito, Prevenção e Cuidado em Rede”, mediada pelo professor Enock da Silva Pessôa, com a participação de César Gustavo Moraes Ramos (projeto Redes/Fiocruz), Antônio Igo Barreto Pereira (Cela/Ufac), Marisol de Paula Reis Brandt (CFCH/Ufac) e Rodrigo Pinheiro Silveira (CCSD/Ufac).

Confira a programação completa do Fórum Permanente Drogas: Direito, Prevenção e Cuidado em Rede.

 

Fórum Permanente Drogas