Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Hora do Mamaço é realizada na Ufac

padrao

Hora do Mamaço é realizada na Ufac

publicado: 04/08/2017 17h37, última modificação: 09/08/2017 14h58

A Universidade Federal do Acre (Ufac) abraçou a causa da Semana Mundial de Aleitamento Materno e foi palco nesta sexta-feira, 4, de uma programação especial organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Comitê Estadual do Aleitamento Materno.

Mães, filhos e profissionais de saúde puderam usufruir de uma manhã inteira, às margens do lago da universidade, transformado em um espaço lúdico e acolhedor, preparado especialmente para a chamada Hora do Mamaço.

“Que alegria poder ver nossa universidade repleta de crianças e mamães. Quero dizer que estamos sempre de portas abertas para todas vocês. A Ufac é um lugar onde vocês podem ficar à vontade para amamentar sempre que a criança quiser. Sem preconceitos, sem proibições, porque sabemos da importância do aleitamento materno para a mamãe e o bebê, porque nossa função é instruir a sociedade”, disse a reitora em exercício, Guida Aquino, durante solenidade de abertura.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é promover o Agosto Dourado, que passou a ser lei desde abril, instituindo o período como o mês do aleitamento materno. A ideia é incentivar e fortalecer a conscientização das pessoas para importância da amamentação.

“Ainda é preciso sensibilizar a comunidade sobre a importância do ato de amamentar, inclusive em locais públicos, porque ainda há muitas situações de preconceito”, destacou a coordenadora da área técnica da saúde da mulher, criança e adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Teresa Mart. “Escolhemos a Ufac porque é um lugar aberto e com muito fluxo de famílias, principalmente nos finais de semana. Estamos aqui para dizer às mães que elas têm o direito de amamentar livremente.”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o Unicef, cerca de 6 milhões de crianças são salvas por ano devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva. A recomendação é que os bebês devam receber somente aleitamento materno até 6 meses de idade, sem a inserção de nenhum outro alimento ou bebida complementar nesse período.

Fonte de nutrientes essenciais e anticorpos contra doenças, aconselha-se o uso do leite materno, mesmo com a dieta de outros alimentos, até o segundo ano de vida.  “Além dos benefícios nutricionais e imunológicos, o aleitamento materno favorece no preparo do trato gastrointestinal do bebê, que não recebe outros alimentos até 6 meses de vida, e ainda ajuda no reestabelecimento da mulher de forma mais imediata”, salientou a professora do curso de Nutrição e coordenadora do projeto de extensão Amigos do Peito, Fernanda Andrade Martins.

Participando da ação, a mãe da pequena Sophia, de 2 meses, Katrine Silva, 19, falou da expectativa de seguir todas as recomendações. “Eu tive uma dificuldade, no começo da amamentação, com a pega dela, mas não desisti e hoje estamos superbem. Ela só mama e vai ser assim até 6 meses, como dizem os médicos.”