Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Livro ‘Feijões do Vale do Juruá’ é lançado em versão impressa

padrao

Livro ‘Feijões do Vale do Juruá’ é lançado em versão impressa

publicado: 01/06/2017 21h58, última modificação: 01/06/2017 21h58

A versão impressa do livro “Feijões do Vale do Juruá” foi lançado nessa segunda-feira, 29, durante a Semana do Alimento Orgânico, evento sediado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), em Rio Branco. A obra aborda temas diretamente relacionados aos cultivares tradicionais de feijões do Vale do Juruá.

O material foi organizado em conjunto pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Amauri Siviero; professora do Ifac, Rosana Cavalcante; e os professores do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), Eduardo Mattar e Eliane de Oliveira.

No livro, os autores discutem temas como sistemas de produção, caracterização dos cultivares, insetos, praga, métodos de controle, aspectos jurídicos relacionados aos direito dos agricultores, histórico dos feijões, culinária e receitas.

O professor da Ufac, Eduardo Mattar, informou que o material será distribuído gratuitamente para agricultores, comerciantes, órgãos públicos e bibliotecas. “Esperamos, com essa distribuição gratuita da obra, ajudar na valorização dos cultivares crioulos, buscando agregar valor à produção familiar”, disse ele.

O Vale do Juruá é um dos principais centros de conservação “on farm” de feijões do Brasil. Esse modelo tem como característica o cultivo de variedades crioulas por pequenos agricultores, além de comunidades locais (tradicionais ou não) e populações indígenas.