Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Livro reúne receitas da cozinha tradicional acreana
conteúdo

padrao

Livro reúne receitas da cozinha tradicional acreana

Organizada por 3 enfermeiras da Prefeitura de Rio Branco, obra foi contemplada por edital da Edufac aberto à comunidade externa
publicado: 25/04/2017 15h58, última modificação: 25/04/2017 16h04

A cozinha tradicional acreana. Esse é o mote principal da obra “Comer Bem com o que se Tem: De Volta às Origens”, uma coletânea de receitas organizada pelas enfermeiras Maria do Perpétuo Socorro de Souza, Maria da Conceição Mustafa e Maridans Oliveira. O e-book tem o selo da Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac) e encontra-se disponível, gratuitamente, na internet. 

Caldinho de Macaxeira de Dona Bernadete, Galinha com Pirão de Parida, Bolinho de Sobras a Moda Ana, Chá Cura Anemia de Padre Paulino, Pudim de Açaí de Sena, Pão Ligeiro de Arnaldo. Essas são algumas das 386 receitas catalogadas na publicação e divididas em grupos: caldos, carnes brancas, carnes vermelhas, chás, doces, farofas, frutas, grãos, laticínios, massas, mingaus, saladas, sopas e bebidas. Segundo uma das organizadoras, a enfermeira Socorro, a exigência para a seleção das receitas foi a regionalidade e simplicidade do modo de preparo. 

“A ideia surgiu da necessidade de orientação nutricional às gestantes no pré-natal, principalmente as mais novas que não sabem cozinhar, que não sabem reaproveitar os produtos disponíveis em casa ou até mesmo as sobras, e que tem pouca ou nenhuma maturidade em relação ao sabor gastronômico tradicional”, explica Socorro.

Do projeto inicial até a elaboração do livro, foram quatro anos. Servidoras da Prefeitura de Rio Branco, as três enfermeiras começaram pela coleta do maior número de receitas no próprio ambiente de trabalho. Em seguida vieram as fases de triagem, classificação, organização e coletânea final.

“Depois veio a parte mais difícil: a busca pelo patrocínio. Conseguimos o apoio de instituições representantes da enfermagem, como o Coren [Conselho Regional de Enfermagem], o Sintesac [Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre] e o Spate-AC [Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre]”, relembra a enfermeira. “Então nos colocamos ao crivo da Edufac, sem a qual ainda estaríamos na pré-edição. Devemos muito ao espaço, no processo seletivo, dado à comunidade, pois foi nossa porta de entrada.”  

Para Socorro, a obra é um retrato de dois elementos: a necessidade da boa alimentação para o bom funcionamento do organismo e a identidade acreana. “Esse trabalho acabou culminando na produção de um manual gastronômico que retrata a boa mesa acreana”, completa ela. “As autoras das receitas, hoje, se sentem valorizadas, pois contribuíram para esse fato; as gestantes se sentem mais confiantes, pois não precisam expor suas limitações; e a saúde só tem a agradecer, pois conseguimos trabalhar dentro da realidade de qualquer um, seja uma mulher ribeirinha, urbana, vegana ou sem restrições alimentares.”