Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Marujada integra projeto de extensão da Ufac
conteúdo

padrao

Marujada integra projeto de extensão da Ufac

publicado: 08/06/2017 18h53, última modificação: 08/06/2017 18h53

A tradicional Marujada firma parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e passa a integrar projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), conforme o Programa de Apoio à Realização de Eventos de Extensão.

Para celebrar a parceria, a Marujada se apresentou na última quarta-feira, 31, às 15h, no quiosque do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, com muita dança, música e religiosidade. Antes da apresentação, o grupo Marujada Brig Esperança passou por Porto Acre, Xapuri e Mâncio Lima, onde celebrou o aniversário de 40 anos da cidade.

O espetáculo remonta à travessia dos navios negreiros para o Brasil e surgiu como sincretismo religioso ainda no século 17. A manifestação cultural conta a história de uma rebelião dentro de um navio, em que o capitão expulsa os tripulantes e roga uma praga. Assustados, todos se ajoelham e rezam a Nossa Senhora, Jesus e José, pedindo clemência.

O marujo Aldenor da Costa Souza começou a apresentar-se na Marujada há mais 60 anos. Desde então, ele não parou mais. “Desde muito jovem, eu brinco a marujada, que sempre foi uma sensação”, disse. “Nasci e me criei nessa região, portanto é uma alegria imensa disseminar cultura entre as distintas gerações.”