Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Mestrandos participam de oficina com professor da Flórida

padrao

Mestrandos participam de oficina com professor da Flórida

publicado: 12/07/2017 08h52, última modificação: 12/07/2017 08h52

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais (PPG-EMRN) da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu na última semana o sociólogo e professor associado da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, Stephen Perz. O pesquisador atendeu a um convite do coordenador do programa, professor Fernando Augusto Schmidt e, durante uma semana, ministrou uma oficina sobre publicação científica.

A visita do pesquisador faz parte de uma estratégia do programa de impulsionar o número de artigos em publicações científicas de prestígio internacional, com vistas à melhoria constante da produtividade dos discentes. Perz falou da técnica e da importância pesquisa colaborativa para os mestrandos.

“Na prática, falta nas universidades a formação em disciplinas que destaquem o conhecimento em práticas estratégicas que facilitem o trabalho conjunto aliado à metas compartilhadas e isso é fundamental para o desenvolvimento de grandes projetos. Ao longo da oficina, buscamos tratar desse assunto”, destacou o professor.  Perz deixou a universidade já com data marcada para retorno. Em outubro, o professor deve ministrar uma nova etapa da oficina. “Para esse novo momento, a expectativa é que os mestrandos já tenham seus manuscritos em mãos para que a gente possa fazer uma espécie de revisão, simulando o que ocorre quando são feitas as submissões para grandes publicações”, antecipou.

O professor Stephen Perz é autor do livro “Crossing Bourdaries for  Collaboration” (Cruzando fronteiras para a colaboração) no qual trata dos seus últimos dez anos dedicados a pesquisas que tratam de mudanças ambientais e demográficas associadas às rodovias na Amazônia, especialmente ao longo da Transamazônica e da Estrada do Pacífico.

Publicado em: 12/7/2017