Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Música e dança presentes na programação da Semana do Calouro em Rio Branco

padrao

Música e dança presentes na programação da Semana do Calouro em Rio Branco

publicado: 10/05/2017 16h57, última modificação: 11/05/2017 09h44

O terceiro dia de programação da Semana do Calouro no campus sede da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi marcado por apresentações musicais e de dança. A ideia foi acrescentar mais dinamismo e entusiasmo aos primeiros dias dos novos estudantes na instituição.

Calouros dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física Licenciatura e Bacharelado, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Geografia, Letras Libras, Medicina, e Medicina Veterinária movimentaram a manhã no Centro de Convenções. No palco aberto, as apresentações ficaram nas mãos dos calouros e veteranos dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Geografia com música sertaneja e do músico acreano e egresso do curso de Direito da instituição, Diogo Soares, acompanhado do baixista Saulo Melo e do baterista Paulo Nobre.

Além do momento de descontração, a atividade serviu para apresentar projetos lúdicos desenvolvidos pela instituição, como a Cia de Dança da instituição composta por universitários de diferentes graduações e coordenado pela professora Norma Tinoco que também se apresentou.

“Formo uma dupla com o meu irmão e nos apresentamos em festinhas aqui e no interior do estado. Fiquei feliz em poder animar um pouco a galera e já entrar na Ufac interagindo com calouros e veteranos do meu curso e de outro”, disse Thiago Azevedo, 19 anos, calouro do curso de Engenharia Agronômica que cantou para a plateia de calouros nos turnos matutino e vespertino ao lado do irmão Rafael Azevedo.

Apresentação que agradou a caloura Mariana Silva, 18 anos, do curso de Geografia. “Fiquei sabendo da programação pelas redes sociais e achei a iniciativa super válida, porque faz com que nós calouros tenhamos, logo de início, a oportunidade de nos relacionar com outros calouros e veteranos. A universidade é uma só. Precisamos nos conhecer, interagir e nos unir”, opinou a jovem. “Além do dia a dia na sala de aula e nos laboratórios, a universidade se faz também nesses espaços coletivos com estímulo da cultura. Muito legal essa iniciativa”, completou o calouro do curso de Medicina Veterinária, Pedro Aleksandro Soares, 22 anos, que depois da primeira aula do curso pode acompanhar a parte final da programação montada pela manhã.

Ufac201705107.jpg

Para o pró-reitor de assuntos estudantis, Sérgio Siqueira, a Semana do Calouro da Ufac tem cumprido o propósito de integrar os estudantes. “Todos os anos, pensamos formatos diferentes de recepção aos novos estudantes. Nossa ideia é tornar esse momento de chegada a um novo ambiente mais confortável e acolhedor. Para isso, este ano a Proaes se uniu às Coordenações de Cursos, Centros Acadêmicos, Atléticas e Diretório Central dos Estudantes para uma semana inteira de programação e o resultado tem sido super positivo”, destacou. “Nossas ações na entrada do campus, apresentação oficial da administração e palestra sobre empreendedorismo educacional e agora esse momento de grande descontração com música e dança têm mostrado que a entrada na universidade é um momento de alegria e conquista e que não combina com atividades vexatórias ou violentas como era a proposta de alguns trotes que devem ficar no passado”.

Presente também no terceiro dia de atividades para os calouros, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, disse que a organização de uma programação cultural dentro da Semana do Calouro serve para aumentar o sentimento de identificação com a universidade. “A arte e a cultura são movimentos integralizadores que contribuem para a formação dos nossos alunos. A universidade é ensino, pesquisa e extensão, mas também é arte, cultura e movimento. É isso que faz surgir o interesse pela Ufac e o nosso papel é apoiar de maneira organizada todas essas dimensões”, frisou.