Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > NAVJuruá participa de reunião nacional do CNPq

padrao

NAVJuruá participa de reunião nacional do CNPq

publicado: 18/01/2017 15h36, última modificação: 19/01/2017 09h45

Para apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal do Acre (Ufac) no Vale do Juruá (NAVJuruá), o professor Elizio Frade Junior participou da primeira reunião nacional de coordenadores da Chamada MCTIC/Mapa/CNPq, realizada de 24 a 26 de novembro, em Brasília.

O evento contou com a participação de representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC).

Além de levar as ações desenvolvidas pela universidade acreana no interior do Estado, Frade Junior também teve a oportunidade de se integrar e conhecer diversas outras atividades relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, no que se refere à temática de sementes e extrativismo, no âmbito dos núcleos de agroecologia e produção orgânica, em diversas regiões do país.

A reunião visa integrar pesquisadores e ações desenvolvidas por eles, contribuir para os instrumentos de avaliação dos indicadores de resultados e monitorar as ações fomentadas pelo CNPq. Os participantes ressaltaram as dificuldades e conquistas dentro e fora das instituições onde atuam.

Os pesquisadores também discutiram estratégias relevantes para promover a continuidade das ações relacionadas à temática abordada durante os três dias de evento. Frade Junior, que também é coordenador do NAVJuruá, considerou que a participação no encontro apresentou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no Acre.

“Essa foi a quarta reunião em que participei. Tivemos a oportunidade de apresentar nossos trabalhos, os avanços em pesquisa e extensão”, disse. “Também conquistamos visibilidade em nível nacional, além de sermos reconhecidos pelo Mapa, CNPq e MCTIC, com o diferenciado trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Agroecologia.”

Ele ressaltou, ainda, o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na instituição por parte dos representantes dos ministérios e do CNPq, ao conhecerem as diferenciadas ações que são realizadas no Acre. “É muito gratificante o reconhecimento dos nossos trabalhos”, enfatizou o coordenador do NAVJuruá.