Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > PET Economia realiza curso sobre avaliação de projetos sociais

padrao

PET Economia realiza curso sobre avaliação de projetos sociais

publicado: 08/02/2017 18h50, última modificação: 08/02/2017 18h50

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Economia da Universidade Federal do Acre (Ufac) abriu inscrições para o curso de Introdução à Avaliação de Projetos Sociais. Com ênfase em educação, o curso é gratuito, aberto para a comunidade externa e visa aproximar os alunos de projetos e políticas sociais.

Esta é a segunda edição do curso, que irá capacitar os participantes para a realização de avaliações com domínio de ferramentas básicas de menor complexidade.

As inscrições ocorrem até o dia 28 de fevereiro. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 19h, na sala do PET Economia, no prédio administrativo do curso de Ciências Econômicas. O curso tem carga horária de 45 horas, 30 para aulas e exercícios e 15 para desenhar uma avaliação de uma política pública ou projeto social. A data de início está confirmada para o dia 7 de março.

Os interessados devem preencher um formulário de inscrição no endereço eletrônico goo.gl/zUOSwk e aguardar a confirmação de participação.

O tutor do PET Economia e coordenador do curso de Ciências Econômicas da Ufac, professor Rubicleis Silva, lembra que estudantes e profissionais de qualquer área podem participar do curso.

Silva afirma que ao longo do curso o aluno vai se deparar com metodologias utilizadas para avaliação de projetos sociais financiados pelo Banco Mundial. “Estamos disseminando as técnicas econômicas mais atuais para avaliação de políticas públicas e projetos sociais”, ressaltou. “A importância desse curso transcende a comunidade acadêmica.”

Segundo o programa do curso, a avaliação econômica conjuga dois tipos de avaliação que se completam: a avaliação de impacto e o cálculo de retorno econômico.

PetEconomia2.jpg

PET

Os PETs são desenvolvidos por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas instituições de ensino superior do Brasil, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Atualmente, há 842 grupos de PET, distribuídos entre 121 instituições de ensino superior do país, envolvendo cerca de 12 mil universitários.

PET na Ufac

Na Ufac, existem nove PETs em andamento. Seis grupos de cursos específicos: PET Agronomia (Cruzeiro do Sul), PET Agronomia (Rio Branco), PET Educação Física, PET Geografia, PET Economia e PET Letras; e três de conexões de saberes: Matemática, comunidades quilombolas e comunidades do campo e comunidades indígenas. Ao todo, 96 alunos da instituição são beneficiados pelo programa mantido pelo Ministério da Educação.