Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > PET Educação Física recebe visita do Programa Forças no Esporte

padrao

PET Educação Física recebe visita do Programa Forças no Esporte

publicado: 08/03/2017 10h42, última modificação: 08/03/2017 10h42

Alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac) receberam na tarde desta terça-feira, 7, visita dos coordenadores regional e nacional do Exército, do Programa Forças no Esporte (Profesp). O encontro aconteceu no bloco de Educação Física e teve como objetivo a avaliação das atividades realizadas e reafirmação de parceria entre as instituições.

Para a tutora do PET Educação Física, professora Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque, a visita dos coordenadores do Profesp é um reconhecimento do Exército pelo trabalho realizado na Ufac. “Isso mostra a importância que tem a educação física, o curso de Educação Física e as ações que o PET está fazendo com a sociedade local, em parceria com outras instituições, no atendimento a crianças carentes e em situação de risco”, disse. “É o reconhecimento pela cooperação que estamos proporcionando para que o Profesp se efetive.”

Segundo o coordenador nacional do Profesp no Exército, coronel Tarso, o apoio da Ufac ao programa é fundamental. “Viemos em visita de cortesia do Comando de Operações Terrestres, um órgão do Exército sediado em Brasília, para agradecer à Ufac pelo apoio ao Programa Forças no Esporte”, ressaltou. “Sem esse apoio, teríamos muitas dificuldades em conseguir alcançar os objetivos previstos no programa.”

A parceria entre as duas instituições data do início de 2016 e, atualmente, beneficia 118 crianças em Rio Branco.

Programa Forças no Esporte

O Profesp é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, juntamente com o Ministério do Esporte e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O programa busca promover a integração social e o desenvolvimento humano, por meio da prática esportiva, com crianças entre 7 e 17 anos, em contexto de vulnerabilidade social.

Os esforços empreendidos concentram-se na inclusão social, valorização da cidadania, inserção no trabalho e realização de atividades físicas, esportivas e de lazer.

O projeto está presente em 74 cidades de 25 Estados, em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. Além disso, as Forças Armadas oferecem serviço médico, odontológico, de assistência social, transporte, coordenadores e monitores das organizações militares.

As atividades do Profesp beneficiam, anualmente, em torno de 16 mil crianças e adolescentes.