Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Pró-reitorias auxiliam atividades acadêmicas
conteúdo

padrao

Pró-reitorias auxiliam atividades acadêmicas

publicado: 11/05/2017 15h40, última modificação: 11/05/2017 15h40

Quatro pró-reitorias ligadas, diretamente, à rotina acadêmica fazem parte da composição da administração superior da Universidade Federal do Acre (Ufac). Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propeg). Juntas, elas contribuem com o avanço contínuo da Ufac.  

Pró-Reitoria de Assuntos EstudantisA preocupação com o fortalecimento da política de assistência aos discentes, especialmente os socioeconomicamente vulneráveis, levou a (Ufac) à criação da Proaes.  

Aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) em novembro de 2012, a caçula das pró-reitorias nasceu com a função de acompanhar o estudante do início ao fim do ciclo acadêmico, sendo responsável pela promoção de ações afirmativas de acesso e inclusão social que busquem garantir a igualdade de oportunidades aos estudantes.  

Integram a Proaes, o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI); a Diretoria de Apoio Estudantil (responsável por elaborar e implementar uma política de apoio estudantil que possibilite a igualdade de oportunidades em relação ao exercício das atividades acadêmicas) e a Diretoria de Desenvolvimento de Desenvolvimento Estudantil (responsável por implementar a política de desenvolvimento  estudantil, por meio de ações, projetos e programas que visem um acompanhamento integrado e de qualidade aos estudantes).

Pró-Reitoria de Extensão - é o setor encarregado pelo planejamento, coordenação, supervisão e integração das atividades de extensão e cultura que envolvem a comunidade interna e externa. Alunos, professores e técnicos-administrativos podem se envolver nas mais diferentes atividades extensionistas que podem ser desenvolvidas tanto em Rio Branco, como no interior (podendo envolver os campi de Cruzeiro do Sul e Brasileia ou os núcleos da Ufac em Xapuri, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá). 

Através da Diretoria de Programas e Projetos de Extensão são incentivados programas, projetos, cursos de extensão, eventos, prestações de serviço, elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos. Com a Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária, o apoio é para ações acadêmicas voltadas para arte, cultura, esporte e lazer, incluindo produções culturais voltadas para a comunidade interna e externa. 

A aprovação de recursos internos para execução de atividades dá-se através de chamadas de editais que podem ser de financiamento ou de fluxo contínuo e curricularização. A liberação do custeio é avaliada segundo o mérito e a relevância social da ação apresentada.  

Pró-Reitoria de Graduação – Antes mesmo de tornar-se calouro, o estudante entra em contato com a Prograd, afinal é esse o setor responsável pelos processos seletivos que garantem acesso às vagas disponibilizadas pela Ufac anualmente. Uma vez universitário, a relação estreita-se. 

Para estimular a maior participação e vivência do estudante nas atividades acadêmicas, por exemplo, a Ufac criou, dentro da Prograd, uma diretoria específica para a execução de atividades pertinentes a ações de apoio à iniciação profissional e de mobilidade estudantil. São atividades de apoio ao estágio supervisionado obrigatório, investigação e prática pedagógica e atividades de campo, intercâmbio internacional e oferta de bolsas para programas de iniciação à docência e educação tutorial.

Também é responsabilidade da Prograd a criação de novos cursos e o acompanhamento de avaliação e regulação dos cursos já existentes. 

Por fim, a Prograd é responsável pelos processos de seleção e contratação de professores na capital e no interior.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Na universidade, o estudante tem a chance de ir além da sala de aula, integrando-se também a projetos desenvolvidos por grupos de pesquisas em diferentes áreas. O planejamento e a supervisão dessas atividades, na Ufac, cabe à Coordenadoria de Iniciação Científica da Propeg que também é responsável organização dos Seminários Anuais de Iniciação Científica e Tecnológica. 

Entre as ações de incentivo para inserção do aluno da graduação na pesquisa estão o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) financiados pelo Conselho Nacional  de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).