Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Professor da Ufac cria site para facilitar aprendizagem de estudantes

padrao

Professor da Ufac cria site para facilitar aprendizagem de estudantes

publicado: 28/03/2017 14h00, última modificação: 28/03/2017 14h03

Para dar mais dinâmica as aulas, chamar a atenção dos estudantes e aumentar ainda mais a interatividade com eles, o professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Rogério Oliveira Souza, do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, teve a ideia de criar um site para disponibilizar às suas turmas, diversos conteúdos sobre a disciplina de Genética.

A utilização da plataforma para facilitar o cotidiano acadêmico começou em 2013. O docente conta que a ideia foi inspirada no trabalho de um colega de profissão, que já fazia algo semelhante nas disciplinas que ministrava. Após perceber que a tecnologia seria uma boa aliada para aumentar a qualidade do ensino, Souza criou o endereço eletrônico Genética na Ufac.

Listas de exercícios, artigos científicos, estudos dirigidos, relatórios, trabalhos, roteiros de aula, slides, material suplementar e diversos outros conteúdos são disponibilizados no site. Todos voltados para os alunos da disciplina de Genética dos cursos de Biologia (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem e engenharias Agronômica e Florestal do campus Floresta.

Ufac201703284.png“Notei que meus alunos passaram a acessar com mais frequência artigos científicos. Eles também têm se interessado mais pelos conteúdos que são disponibilizados [no site]. Como consequência, o esforço de cada um aumentou notavelmente. Esse contato mais dinâmico fez com que eles tivessem mais facilidade para assimilar os conteúdos”, relata Rogério.

O docente avalia que a ferramenta tem uma importância significativa nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. “É interessante porque chama a atenção do estudante e desperta o desejo de aprendizagem”. Souza afirma que sua pretensão é desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis. Para ele, um app teria um efeito ainda maior que o site possui atualmente.

“Nós devemos buscar atualizações, principalmente no campo da aprendizagem. Essa é uma ferramenta interessante, assim como um aplicativo para dispositivos móveis, que pode representar um novo mecanismo de ensino. Quem sabe, algo ainda mais dinâmico que o site, desperte um interesse muito maior nos alunos?”, reflete Rogério Oliveira Souza.