Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Professor da Ufac lança livro sobre desenvolvimento sustentável
conteúdo

padrao

Professor da Ufac lança livro sobre desenvolvimento sustentável

Obra está disponível, gratuitamente, em formato e-book.
publicado: 27/03/2017 16h21, última modificação: 27/03/2017 16h21

O professor Fabio Morales Forero lançou, pela Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac), o livro “Acre, Reca...Eureka! – o fim do esquivo desenvolvimento regional”. A obra explora o debate sobre o desenvolvimento regional no Estado do Acre, com ênfase na experiência do projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado (Reca). O livro está disponível, gratuitamente, em formato e-book no endereço.

 A obra tem como objetivo, a partir de uma aproximação institucional, contribuir com algumas análises, sugestões para o aprofundamento do debate regional. “Nesta obra, o leitor é convidado a refletir sobre uma série de considerações e sugestões inesperadas, diferentes daquelas que propõe a maioria dos especialistas da região amazônica, da economia agrícola, da política pública e do desenvolvimento regional”, diz o prefácio da obra, assinado pelo ex-presidente da Academia Acreana de Letras, professor Clodomir Monteiro.

A publicação é fruto da pesquisa iniciada pelo professor em 1995, ao cursar mestrado e, retomada posteriormente, entre os anos de 2000 e 2005, resultando na tese de doutorado intitulada “O projeto Reca: Uma abordagem institucional do seu desempenho econômico”, apresentada também à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). “O resto é resultado da pesquisa direcionada ao curso de pós-doutorado com a mesma universidade”, conta o autor no livro.

Segundo Forero, o estudo da economia regional acreana e da experiência do projeto Reca enriquece o diagnóstico regional e gera possíveis soluções e sugestões em termos de crescimento e desenvolvimento econômico regional.  De acordo com o professor, “para alcançar um futuro promissor em sua política pública, o desenvolvimento regional acreano tem de priorizar as cidades, bem como os consumidores, o dinheiro dos contribuintes, o setor de serviços, a economia informal e aplicar massivos investimentos nas áreas da educação, pesquisa, treinamento, inovação, ciência e tecnologia”.

“Acre, Reca...Eureka! – o fim do esquivo desenvolvimento regional” é um obra de 287 páginas, divididas em cinco capítulos. Um contrato assinado entre a Edufac e a MM Paim Editora possibilitará, também, a publicação impressa da obra com tiragem de 300 exemplares.