Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Professor da Ufac participa de workshop do Nucleus

padrao

Professor da Ufac participa de workshop do Nucleus

publicado: 26/04/2017 16h37, última modificação: 26/04/2017 16h37

O professor e pesquisador do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Acre (Ufac), Hugo Mota Ferreira Leite, participou do 2º Workshop do Nucleus, realizado com a finalidade de reunir pesquisadores e estudantes de pós-graduação que atuam no centro de pesquisa virtual criado pelo Brasil e pelo Reino Unido, com o objetivo de aumentar a eficiência do uso do nitrogênio na agricultura, por meio de uma abordagem integrada de sistemas, solo, planta.

Doutorando no programa de pós-graduação em Agricultura, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o docente apresentou um pôster sobre o projeto que vem desenvolvendo sob orientação dos professores Juliano Calonego e Ciro Antonio Rosolem, intitulado “O Enriquecimento do Subsolo com Fósforo Pode Aumentar o Uso de Nitrogênio em Solos Tropicais?”.

“O objetivo da pesquisa é avaliar o efeito das rotações de culturas sob plantio direto sobre a disponibilidade de fósforo no perfil do solo e seu efeito sobre a recuperação de nitrogênio do solo por lavouras”, explica Leite.

O Nucleus é um projeto da Universidade de São Paulo; Instituto Agronômico de Campinas; Unesp; Universidade do Oeste Paulista; Universidade Estadual do Maranhão; Instituto Federal Goiano; Universidade Federal de Goiás e Embrapa Arroz e Feijão. Pelo Reino Unido, participam a Universidade de Nottingham; Universidade Aberdeen; Universidade Bangor e Rothamsted Researchtem.

A primeira fase do projeto tem duração prevista de três anos. Ao todo, são quase 30 pesquisadores envolvidos.