padrao
Professora da Ufac lança livro sobre habitação em áreas de risco
Moradores da região da bacia hidrográfica do igarapé Fundo, em Rio Branco, viraram objeto de estudo no livro “Quando a Rua Vira Rio: Vulnerabilidade Socioambiental Urbana”, que será lançado nesta quarta-feira, 14, pela professora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Josélia Alves. Aberto ao público, o evento será realizado a partir das 18h30, na livraria Paim, no Centro.
Resultado do doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2012, o livro expõe o conflito entre o direito à moradia e à proteção ambiental ao estudar as situações de vulnerabilidade e risco a que, tanto moradores como o meio ambiente, estão expostos.
Professora da Ufac há 21 anos, Josélia recorda que o tema do livro surgiu em 2006, quando fez parte da equipe técnica que revisou o Plano Diretor de Rio Branco. Ela afirma que, na hora de trabalhar as ocupações ribeirinhas e áreas de preservação ambiental, não havia informação suficiente.
“Esse assunto é muito importante para embasar tanto a legislação como a gestão urbana das áreas de preservação dos fundos de vales e igarapés”, conta. “Além disso, o tema é bastante atual, pois aborda desde mudanças climáticas até a problemática ambiental decorrente da ocupação das margens dos rios, provocando as conhecidas e recorrentes ‘alagações’ na nossa região.”
Arquiteta e urbanista, Josélia ressalta que há poucas pesquisas relacionadas à questão ambiental urbana na Amazônia, principalmente nas cidades acreanas. “Para mim, é uma satisfação pessoal e também profissional poder contribuir com o planejamento de políticas públicas que integram habitação, saneamento e meio ambiente”, acrescenta. “De certa forma, esse livro vem coroar toda minha trajetória profissional.”
A autora
Acreana de Rio Branco, Josélia Alves é professora da Ufac desde 1996, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. É doutora em Geografia pela UFF e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,1998). Formou-se em 1985 em Arquitetura e Urbanismo nas Faculdades Integradas Bennet (RJ) e se especializou em Planejamento e Meio Ambiente na Ufac (1993) e em Urbanismo, na UFRJ (1989).
Arquiteta atuante no Estado, Josélia foi responsável por importantes projetos, como a escola Glória Perez e o colégio estadual Armando Nogueira, que possui a primeira piscina semiolímpica do Acre, além da livraria Paim, onde será realizado o lançamento do livro.