Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Professora da Ufac lança livro sobre habitação em áreas de risco

padrao

Professora da Ufac lança livro sobre habitação em áreas de risco

publicado: 12/06/2017 14h29, última modificação: 12/06/2017 14h29

Moradores da região da bacia hidrográfica do igarapé Fundo, em Rio Branco, viraram objeto de estudo no livro “Quando a Rua Vira Rio: Vulnerabilidade Socioambiental Urbana”, que será lançado nesta quarta-feira, 14, pela professora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Josélia Alves. Aberto ao público, o evento será realizado a partir das 18h30, na livraria Paim, no Centro.

Resultado do doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2012, o livro expõe o conflito entre o direito à moradia e à proteção ambiental ao estudar as situações de vulnerabilidade e risco a que, tanto moradores como o meio ambiente, estão expostos.

Professora da Ufac há 21 anos, Josélia recorda que o tema do livro surgiu em 2006, quando fez parte da equipe técnica que revisou o Plano Diretor de Rio Branco. Ela afirma que, na hora de trabalhar as ocupações ribeirinhas e áreas de preservação ambiental, não havia informação suficiente.

“Esse assunto é muito importante para embasar tanto a legislação como a gestão urbana das áreas de preservação dos fundos de vales e igarapés”, conta. “Além disso, o tema é bastante atual, pois aborda desde mudanças climáticas até a problemática ambiental decorrente da ocupação das margens dos rios, provocando as conhecidas e recorrentes ‘alagações’ na nossa região.”

Arquiteta e urbanista, Josélia ressalta que há poucas pesquisas relacionadas à questão ambiental urbana na Amazônia, principalmente nas cidades acreanas. “Para mim, é uma satisfação pessoal e também profissional poder contribuir com o planejamento de políticas públicas que integram habitação, saneamento e meio ambiente”, acrescenta. “De certa forma, esse livro vem coroar toda minha trajetória profissional.”

A autora

Acreana de Rio Branco, Josélia Alves é professora da Ufac desde 1996, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. É doutora em Geografia pela UFF e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,1998). Formou-se em 1985 em Arquitetura e Urbanismo nas Faculdades Integradas Bennet (RJ) e se especializou em Planejamento e Meio Ambiente na Ufac (1993) e em Urbanismo, na UFRJ (1989).

Arquiteta atuante no Estado, Josélia foi responsável por importantes projetos, como a escola Glória Perez e o colégio estadual Armando Nogueira, que possui a primeira piscina semiolímpica do Acre, além da livraria Paim, onde será realizado o lançamento do livro.