Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Professora da Ufac publica e-book sobre migrantes sulistas no Acre de 1970

padrao

Professora da Ufac publica e-book sobre migrantes sulistas no Acre de 1970

publicado: 20/03/2017 15h51, última modificação: 20/03/2017 15h51

A professora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Tânia Mara Rezende Machado, publicou, recentemente, o e-book “Migrantes sulistas: caminhadas e aprendizados na região acreana”. O livro é resultado da dissertação de mestrado da professora e foi editorado e publicado pela Editora da Ufac (Edufac).

A obra trata sobre o grande processo migratório de sulistas para Acre na década de 1970. A própria autora passou pelo processo quando, ainda criança, veio para o Acre junto com os pais e irmãos.

Quem assina o prefácio do livro é o professor do curso de História da Ufac, Carlos Alberto Alves de Souza, orientador da autora na dissertação que deu origem ao livro. Para ele, Tânia trata a temática de forma diferente daquela utilizada nos estudos estruturalistas sobre migrações. A metodologia a qual a autora se utiliza, inclui pessoas, familiares, trajetórias de sujeitos sociais que constituíram culturas na região do Acre. “Tânia Mara se fez historiadora nesse trabalho, mesmo sendo de uma outra área do conhecimento humano pois é profissional da educação da Universidade Federal do Acre”, descreve Souza.

O e-book pode ser acessado no endereço https://issuu.com/edufac/docs/migrantes_sulistas.