Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Profissionais da imprensa visitam calouros de Jornalismo

padrao

Profissionais da imprensa visitam calouros de Jornalismo

publicado: 10/02/2017 16h00, última modificação: 10/02/2017 16h00

Acadêmicos do 1º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Acre (Ufac) receberam profissionais de comunicação que já atuam no mercado de trabalho acreano, nessa quarta-feira, 8, e quinta-feira, 9. Os jornalistas Celis Fabrícia, Emanuelly Falqueto, Samuel Bryan, Edmê Gomes, Jardel Angelim, Aquinei Timóteo e Fabiana Fonseca participaram da atividade, que faz parta da disciplina Fundamentos de Jornalismo.

As restrições do mercado de trabalho, as diferenças entre a universidade e o mercado, a importância da formação e da pesquisa, as mudanças impostas pelas redes sociais foram alguns dos temas abordados. Os encontros possibilitaram aos acadêmicos novas visões sobre uma profissão que vive em constante mudança.

O estudante do 1º período de Jornalismo, Khelven Castro comentou que os encontros possibilitaram um contato com a realidade da profissão, que, como qualquer outra, tem altos e baixos e também exige sacrifícios. No entanto, ele pôde perceber que o jornalismo é uma profissão que permite conhecer pessoas e lugares.

O também acadêmico Gabriel Freire reconheceu, por meio da atividade, a importância do jornalista e do curso. “Nós teremos a grande tarefa de mudar o cenário atual”, disse. “Devemos ter sensibilidade com a informação.”

Ufac20170210111.jpg

Importância do evento

Para o professor Wagner Costa, a atividade é uma forma do curso possibilitar, desde o início, o contato dos alunos com profissionais que já estão em atividade no mercado. Para ele, é importante que o acadêmico conheça o que vem acontecendo nas redações, como é o cotidiano da profissão e suas dificuldades, para saber no que pode contribuir ao terminar a graduação.

Ex-aluno da Ufac, o jornalista Samuel Bryan destacou que o encontro foi uma possibilidade para falar das diferenças e semelhanças do que ele viveu quando cursou Jornalismo e da realidade que os atuais alunos vivem, além de discutir o mercado local.

“Mesmo com a profissionalização do mercado acreano no jornalismo, ainda precisamos de pessoas empolgadas e capacitadas no meio e conversar com os futuros profissionais sobre isso é estimulante para todos”, contou.

Estudante de Jornalismo na Ufac entre os anos 2003 e 2007, o jornalista e professor Aquinei Timóteo cursa, atualmente, doutorado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Um dos convidados do encontro, ele destacou a oportunidade de discutir com os novos alunos os rumos do jornalismo.

“Acredito que o jornalismo não morreu, sofre profundas transformações e se abre para outras possibilidades”, opinou. “Nesse sentido, a academia desempenha importante papel, pois promove a capacidade de reflexão.”

(Curso de Jornalismo/Ufac)