Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Projeto da Ufac estuda cultivares tradicionais de milho e arroz
conteúdo

padrao

Projeto da Ufac estuda cultivares tradicionais de milho e arroz

publicado: 22/06/2017 15h42, última modificação: 22/06/2017 15h42

O Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá (NAVJuruá), da Universidade Federal do Acre (Ufac), está identificando e caracterizando cultivares crioulos de milho e arroz cultivados no Vale do Juruá. 

Trata-se de uma atividade do projeto Agropecuária Familiar, Educação Tecnológica e Manutenção de Variedades Crioulas para a Amazônia Ocidental — Acre, Brasil, financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Ministério de Ciência e Tecnologia. 

O trabalho é executado pela estudante do curso de Agronomia do campus Floresta da Ufac, Alcimone Maria Silva, que é orientanda dos professores Eduardo Mattar e Elizio Frade.

É uma oportunidade de se conhecer e gerar informações básicas sobre diversidade de alimentos do Acre e, principalmente, de fomentar a valorização e conservação dos recursos genéticos. Os cultivares tradicionais se destacam pela adaptação aos sistemas de produção locais, tendo importância na soberania alimentar e geração de renda de famílias rurais.