Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Projeto de Nutrição leva serviços de saúde a Plácido de Castro

padrao

Projeto de Nutrição leva serviços de saúde a Plácido de Castro

publicado: 24/04/2017 16h36, última modificação: 24/04/2017 16h40

Um projeto de extensão do curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac), intitulado Saúde, Nutrição e Meio Ambiente para Comunidade Indígena, foi realizado no município de Plácido de Castro, nos dias 19, 21 e 22 deste mês. O projeto ocorreu em parceria com o Centro de Cultura e Pesquisas Medicinais Huwã Karu Yuxibu.

No dia 19, foi realizada, no centro de cultura, uma ação educativa sobre orgânicos e transgênicos, com dinâmicas e peça teatral. Também ocorreu um mutirão para plantio de árvores, feito em cooperação com o curso de Engenharia Florestal e direcionado aos indígenas e alunos do ensino fundamental da cidade.

Nos dias 21 e 22, foram oferecidos atendimentos na área de saúde, com serviço médico, nutricional e odontológico. Realizaram-se exames de tipagem sanguínea, testes rápidos de DSTs, testes de glicemia capilar, verificação de PA, PCCU, puericultura e pré-natal. Houve, ainda, palestras sobre uso de drogas e DSTs, correção postural e uso correto dos recursos hídricos com a engenharia ambiental, além de atividades lúdicas com crianças, educação nutricional e educação odontológica.

O projeto celebra a unificação dos cursos de Nutrição, Saúde Coletiva, Medicina e Engenharia Florestal da Ufac, bem como a parceria com Fameta, Uninorte, Ifac, Aphac, Secretaria de Estado de Educação e Exército.

Além disso, essa extensão envolveu professores e coordenadores de 16 cursos acadêmicos, 20 técnicos habilitados e toda a comunidade universitária, que realizou o atendimento de 55 pessoas, sendo 31 indígenas, e a comunidade do município de Plácido de Castro.