Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Projeto sobre climatério e menopausa ocorre no lago da Ufac

padrao

Projeto sobre climatério e menopausa ocorre no lago da Ufac

publicado: 24/08/2017 16h57, última modificação: 24/08/2017 16h57

O projeto de extensão Saúde da Mulher no Climatério, desenvolvido pelo curso de Saúde Coletiva na unidade básica de saúde Máximo Diogo, no bairro Jequitibá, promoveu, na manhã desta quinta-feira, 24, uma ação motivacional com as integrantes do grupo Bela Mulher. A atividade foi realizada à margem do lago da Universidade Federal do Acre (Ufac) e contou com roda de conversa, maquiagem, sessão de fotos e lanche.

A vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, fez questão de estar na atividade e partilhar do momento de interação com as participantes. “Nós mulheres sofremos com uma carga excessiva de responsabilidades”, comentou. “Todas precisamos de momentos como esse para conversar, melhorar a autoestima e receber informação. Que bom que a universidade tem conseguido manter seu papel de extensão e fazer esse atendimento à comunidade.”

Realizada desde o primeiro semestre, a iniciativa — que começou como uma atividade da disciplina Práticas Integradas em Saúde, ministrada a acadêmicos do 6º período —, visa assistir mulheres através de reuniões de grupo, envolvendo áreas e temas ligados a educação física, psicologia, enfermagem e nutrição.

“Ao longo do nossos encontros, discutimos e entendemos melhor essa fase de transformação pela qual passa toda mulher”, destacou a coordenadora do projeto, professora Marta Faria. “Vocês já sabem que o climatério e a menopausa fazem parte da nossa fisiologia. Agora, o que nós estamos trabalhando é nossa autoestima, alegria e felicidade de viver.”

Os encontros gratuitos são abertos às mulheres da comunidade, na faixa etária entre 40 e 75 anos e integra uma série de reuniões quinzenais que trazem para debate diversas abordagens sobre o climatério e a menopausa. A ideia do projeto é complementar o atendimento realizado na UBS.

“Através das reuniões, motivamos as mulheres para mudanças de hábitos, alertando-as quanto à prevenção de doenças e sintomas comuns nessa fase, transmitindo-lhes informações sobre esse período de climatério e menopausa”, apontou Marta.

Confira a galeria de fotos

Grupo Bela Mulher

Participantes

O climatério é um período caracterizado pela diminuição de hormônios femininos produzidos pelos ovários. A menopausa, última menstruação, é um episódio marcante dessa fase, ocorrendo normalmente a partir dos 50 anos.

“Eu cheguei em casa e o convite para participar estava lá. Até pensei que seria chato, mas quis conhecer. Olha, me surpreendi. Os encontros são maravilhosos e muito motivacionais”, disse uma das integrantes do grupo, Socorro Costa. “Estamos passando por uma fase que é uma explosão de sentimentos e hormônios. As informações que recebemos são fundamentais.”

Já para Maria Antônia, o Bela Mulher também tem sido importante. Aos 43 anos, com cinco filhos e dois netos em casa, ela tinha dificuldade para controlar o humor. “Eu vivia estressada. Não tinha paciência com ninguém e o grupo me ensinou a dominar mais os sentimentos”, confessou. “Agora, ando calminha, calminha... Até a atividade física eu descobri. O povo de casa só tem a agradecer.”

O próximo encontro do grupo Bela Mulher vai tratar sobre o uso de plantas medicinais. O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da área técnica da saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde.