Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Reitor da Ufac apresenta projeto para Hospital Universitário

padrao

Reitor da Ufac apresenta projeto para Hospital Universitário

Comitiva do Ministério da Saúde e políticos acreanos cumpriram agenda na Ufac; reitor solicitou apoio para construção do HU
publicado: 19/04/2017 10h39, última modificação: 19/04/2017 14h58

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, recebeu na tarde dessa terça-feira, 18, visita do secretário do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, e do representante do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, Ricardo Rodrigues de Alvarenga, na Reitoria da Ufac. Na ocasião, Kinpara apresentou o projeto do Hospital Universitário (HU) e solicitou apoio do governo federal e dos políticos acreanos para implantação do hospital-escola da Ufac.

O HU da Ufac está projetado para ofertar 300 leitos e oito unidades de terapia intensiva. Kinpara ressaltou a importância do hospital-escola para o povo do Acre. “Esse hospital vai atender não só nossos alunos dos vários cursos da área de saúde, mas vai ajudar, principalmente, a população acreana, que carece de mais leitos hospitalares, de vagas na UTI e de atendimento especializado”, disse. “Além de termos a oportunidade de contratar 1.800 novos servidores.”

Com os recursos liberados pelo Ministério da Educação, a Ufac contratou, em agosto do ano passado, o consórcio MBM, Projeto H, Secope, formado por empresas especializadas em projetos de hospitais, para elaboração do projeto do HU, que foi elaborado ouvindo os professores dos cursos da área de saúde da Ufac, as comunidades acadêmica e externa. Mas, segundo Kinpara, essa é apenas a primeira parte. “A Ufac está fazendo o dever de casa. Agora cabe ao governo federal a liberação de recursos para a construção desse hospital.”

Abdala, que é secretário de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde, estava acompanhado do senador Gladson Cameli (PP-AC) e do deputado federal Allan Rick (PRB-AC).

Na agenda, o secretário e a comitiva visitaram, além da Reitoria da Ufac, o Núcleo Estadual do Telessaúde-Brasil Redes, no bloco Francisco Mangabeira. O programa é uma parceria que envolve a Ufac, o governo do Estado do Acre e Ministério da Saúde.

Telessaúde

O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde para fortalecer e ampliar as ofertas de educação permanente em saúde para os profissionais e trabalhadores do SUS, utilizando tecnologia de comunicação e informação. Um dos serviços oferecidos é o teleconsultoria: troca de informações por videoconferência, com perguntas e respostas entre profissionais sobre procedimentos clínicos ou dúvidas do processo de trabalho e gestão em saúde.