Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Reitor da Ufac recebe representantes do movimento negro

padrao

Reitor da Ufac recebe representantes do movimento negro

publicado: 23/10/2017 11h31, última modificação: 23/10/2017 11h31

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, recebeu, em seu gabinete, na Reitoria, representantes do movimento negro, na sexta-feira passada, 20. A pauta da reunião girou em torno da definição de políticas de promoção da igualdade racial na universidade, bem como do auxílio para a 4ª Conferência Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Conepir), do qual a Ufac será sede, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Sobre o primeiro tema, a universidade conta com um projeto de extensão que realiza oficinas de formação em escolas da rede de educação básica, sobre a lei n.º 10.639/2003; o curso Uniafro: Política de Promoção de Igualdade Racial na Escola; e a Semana em Favor de Igualdade Racial (Sefir), cuja terceira edição ocorre de 20 a 24 de novembro.

Além disso, a Ufac possui diversos projetos de pesquisa, entre os quais, o Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre (ODR-AC), cujos resultados serão divulgados na 3ª Sefir.

Na 4ª Conepir, a Ufac alojará delegados dos municípios do interior do Estado e oferecerá as três refeições diárias em seu Restaurante Universitário. Na reunião também se negociou transporte para que seja realizado um trajeto com os delegados interioranos por lugares de Rio Branco que representem a história e a cultura negra na cidade.

A representante do Departamento de Promoção de Igualdade Racial do Estado do Acre, Almerinda Cunha, e a representante da Associação de Mulheres Negras do Estado do Acre, Santiago de Lima, consideraram o encontro com o reitor satisfatório e com resultados positivos.

A professora da Ufac, Flávia Rocha, coordenadora do ODR-AC, afirmou que a universidade tem tornado, através de suas ações, as políticas de promoção de igualdade racial acessíveis.

Também participaram da reunião representantes do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial e do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre.