Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Reitor da Ufac reúne-se com presidente do CNPq

padrao

Reitor da Ufac reúne-se com presidente do CNPq

Encontro objetivou buscar investimentos em ciência, tecnologia e inovação, via projetos do Planejamento Estratégico
publicado: 22/05/2017 15h46, última modificação: 22/05/2017 15h46

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e a vice-reitora Guida Aquino estiveram reunidos, na tarde de sexta-feira, 19, com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, no hotel Nobile Suites Gran Lumni, em Rio Branco.

Com o objetivo de garantir investimentos para a instituição, Kinpara apresentou projetos que constam no Planejamento Estratégico da Ufac, relacionados a ciência, tecnologia e inovação.

O principal projeto apresentado foi o do Complexo Multiusuário de Pesquisa (Compe), que é um conjunto de laboratórios com infraestrutura de uso múltiplo e compartilhado; deve, ainda, conter equipamentos multiusuários para fortalecer as ações de pós-graduação e pesquisa da Ufac.

O reitor considera que o momento é de buscar melhorias para as condições de trabalho dos pesquisadores da instituição. “Com essa parceria gerada pela Tríplice Hélice, entre Ufac, governo do Estado do Acre e iniciativa privada, há necessidade de laboratórios equipados para ajudar a desenvolver as pesquisas e produzir conhecimento”, ponderou. “Isso é importante para atrair e fixar doutores no nosso Estado, para que eles possam, através de investigação científica, apontar soluções que possibilitem o desenvolvimento do Acre.”

Kinpara entregou o Planejamento Estratégico da Ufac para o presidente do CNPq. “Esse documento foi elaborado ouvindo a comunidade acadêmica e a sociedade”, disse “Mostra que a Ufac sabe aonde quer chegar.”

Neto Borges parabenizou o Planejamento Estratégico da Ufac e afirmou que o Compe está de acordo com a ideia de uma universidade moderna. Ele ressaltou que o CNPq está focado em projetos de internacionalização e inovação e se dispôs a participar da construção de uma proposta para acessar fundos que possam custear a aquisição de equipamentos para os laboratórios.

Participaram do encontro a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; o vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, Cláudio Furtado; e o assessor de Planejamento e Gestão Comunicativa da Ufac, Daniel Pena.

O encontro é um desdobramento do seminário de lançamento da Tríplice Hélice no Acre, evento que marcou a apresentação do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado e que ocorreu no dia 19, no Teatro Universitário do campus-sede da Ufac.