Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Reitor da Ufac visita escola no Japão

padrao

Reitor da Ufac visita escola no Japão

publicado: 12/04/2017 15h24, última modificação: 12/04/2017 15h59

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, visitou a escola de ensino fundamental Kansai Soka, no último dia 30 de março, durante agenda no Japão para a outorga do Título de Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai International (SGI). Kinpara visitou salas de aula, laboratórios, respondeu a perguntas dos alunos e prestigiou uma apresentação musical.

A formação de professor de Kinpara, que atuou do ensino fundamental ao universitário, pesou na decisão de conhecer uma escola de nível fundamental no Japão. “Eu tinha muita vontade de conhecer a realidade de uma escola de educação básica do Japão. Pois quando se fala do modelo de escola japonesa, imaginamos a tecnologia presente no ensino e parece algo fora da nossa realidade. Há tecnologia, mas o que me chamou atenção é que lá há laboratórios de ensino com uso de sucata: tampinhas, pedras, folhas, canudos, copos plásticos e garrafas de PET”, disse o reitor.

“O que vale é a criatividade e a capacidade que os professores têm de utilizar esses materiais com os alunos, que são usados principalmente no ensino de Matemática”, complementou Kinpara.

Para ele, além das semelhanças entre Brasil e Japão no uso de materiais descartáveis no ensino fundamental, ficou evidente a cultura de que o professor não deixa nenhum aluno para trás. “Eles acreditam que se deve fazer o melhor; não existe mais ou menos para o professor japonês”, opinou. “O aluno tem que aprender bem e isso vai refletir lá na frente, no ensino superior. Sem contar o respeito que existe entre aluno e professor.”

Durante a agenda, Kinpara também visitou a Universidade Soka, ocasião em que recebeu a outorga de Suprema Honra ao Mérito do reitor da universidade, Yoshihisa Baba.