Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Reitor visita obras de construção do Campus Rio Branco

padrao

Reitor visita obras de construção do Campus Rio Branco

publicado: 06/07/2017 16h36, última modificação: 06/07/2017 16h36

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Martins Kinpara, realizou nesta quarta-feira, 05, uma visita técnica para avaliar o andamento das obras que estão sendo executadas no campus sede de Rio Branco. Ele esteve acompanhado da vice-reitora, Guida Aquino; do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Siqueira; da prefeita do campus, Odineide Bassi; e da chefe do gabinete da reitoria, Ivone Moraes.

Foram visitadas as obras do Centro de Excelência em Energia do Acre, Restaurante Universitário (RU), Pista de Atletismo de Alto Rendimento, além dos prédios dos blocos do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela), dos Mestrados e Doutorados em Saúde Coletiva e Produção Vegetal, do Programa de Pós-Graduação em Sanidade Animal na Amazônia Ocidental e do novo Colégio de Aplicação.

De acordo com o reitor, a conclusão dessas obras, todas programadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é prioridade e depende de um esforço coletivo em níveis local e nacional.

“A crise política e econômica pela qual passamos traz impacto direto para a Ufac que, a exemplo das outras universidades, sofre com o corte de capital e custeio o que atrapalha o desenvolvimento de muitos outros projetos”, lamentou o reitor. “Ainda assim, estamos trabalhando incansavelmente e temos nos articulado, principalmente em Brasília, para dar continuidade às melhorias de condições de infraestrutura do campus. Acreditamos que tornar funcional nossos espaços é garantir melhoria de trabalho a nossos técnicos e professores e aprendizagem aos nossos estudantes”, disse o reitor.

Entre as obras estão a do novo RU, com a inauguração marcada para o dia 10 de agosto, do prédio do Programa de Sanidade Animal e dos blocos de mestrado e doutorado em Produção Vegetal e Saúde Coletiva com datas de inauguração para os dias 01 de setembro e 29 de setembro, respectivamente.

No RU, a obra que consiste em uma reforma e ampliação do espaço está em fase final. Com os dois pisos prontos, o lugar conta, agora, com uma cozinha e um refeitório, bem como cantina, banheiros e rampas para o acesso de pessoas com deficiência. A expectativa é que o novo restaurante possa atender mais de 500 pessoas ao mesmo tempo. Atualmente o RU serve em média 450 cafés da manhã, 1500 almoços e 500 jantares.

Em ritmo similar, as obras nos blocos destinados aos programas de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, Produção Vegetal e Sanidade Animal estão sendo executadas com recursos próprios e englobam a construção de salas de aulas, laboratórios e espaços administrativos.