Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Reitora em exercício da Ufac participa de conferência sobre saúde das mulheres

padrao

Reitora em exercício da Ufac participa de conferência sobre saúde das mulheres

publicado: 29/06/2017 17h05, última modificação: 29/06/2017 17h05

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, participou, na tarde dessa quarta-feira, 28, da solenidade de abertura da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, no auditório do Resort Hotel, em Rio Branco.

Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, o evento acontece até sexta-feira, 30, e é preparatório para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, prevista para agosto, em Brasília. Tem como proposta a criação de diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

Guida ressaltou que a Ufac forma profissionais de saúde para prestação de um atendimento à mulher de forma integral e qualificada.  “Nossos currículos dos cursos de saúde hoje se preocupam com a integralidade da mulher e isso tem tudo a ver com o tema da conferência”, afirmou. Ela lembrou que as mulheres representam mais de 51% da população brasileira e são as que mais adoecem devido a dupla e tripla jornada de trabalho e, dessa forma, as que mais se utilizam do SUS.

A Ufac também participou da realização de 13 conferências municipais preparatórias para a conferência estadual, por meio de um projeto de extensão dos professores Cléber Ronald e Carol Parente, do curso de Saúde Coletiva.

Como anfitriões da conferência, estavam o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Junior, e a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Rossana Freitas. Também participaram da solenidade de abertura a secretária de Políticas para Mulheres, Concita Maia, representando o governo do Estado; a vice-prefeita Socorro Neri e o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, além de vereadores, coordenadores e delegados da conferência, estudantes e servidores de diversas secretarias do Estado.